UEMA realizará o X Encontro sobre abelhas nativas no Maranhão em Barreirinhas

Por em 16 de novembro de 2017

IMG_6059Na região do município de Barreirinhas – MA, se sobressai a criação da abelha Melipona subnitida (jandaíra) e existe uma grande ocorrência de mirim (Humiria balsamifera) que é visitado por diversas abelhas, sendo uma importante espécie para produção de um mel com sabor característico e bastante apreciado, eleito o melhor mel de abelha sem ferrão do Brasil.

Como estímulo à criação de abelhas nativas que é uma forma valiosa de manter a diversidade biológica e preservação da mata nativa e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma vez que as abelhas são fundamentais no processo de polinização, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Departamento de Química e Biologia, realizará entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2017, o X Encontro sobre abelhas nativas no Maranhão, no IFMA – Campus Barreirinhas.

Com o tema “Meliponicultura: O mel na rota das emoções”, o X Encontro terá debates relacionados com as abelhas nativas, sua conservação, produção e comercialização de seus produtos, bem como a legislação, avanços de pesquisas e de inovações tecnológicas. Durante esses encontros anuais, promove-se a interação dos meliponicultores com pesquisadores, estudantes, além dos setores públicos e privados ligados a atividade.

As inscrições podem ser realizadas até o início do evento pelo site http://www.encontroabelhas.uema.br/.

Durante o X Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão, temas relacionados às abelhas indígenas sem ferrão, enfatizando a meliponicultura e a conservação dessas abelhas e do seu ambiente, serão discutidos em palestras, mesas-redondas, minicursos. Serão apresentados trabalhos de pesquisa e de extensão, visando a disseminação e a divulgação de conhecimentos e exposição de fotografias de abelhas nativas. Também serão expostos e colocados à venda, os produtos das abelhas para a popularização da meliponicultura.

Por: Karla Almeida