Curso de Engenharia Civil comemora 50 anos no Maranhão

Por em 18 de dezembro de 2017

IMG_5267Mais ou menos dois mil novos engenheiros foram formados nos últimos 50 anos no Maranhão, quando foi criada a primeira Escola de Engenharia do Estado. Escola essa que deu origem ao que todos conhecem, hoje, como Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Para comemorar esse Jubileu de Ouro, os alunos do curso de Engenharia Civil da instituição prepararam uma programação acadêmica que foi de 13 a 15 de dezembro, intitulada I Semana de Engenharia Civil, realizada na FIEMA, em São Luís.

Em uma noite com mais de 60 homenageados e centenas de espectadores, entre alunos, professores e profissionais do mercado, a solenidade contou com a entrega da Medalha Haroldo Tavares, em homenagem ao engenheiro e ex-prefeito de São Luís, que fIMG_5163aleceu em 2013.

A filha dele, Cristina Tavares, subiu ao palco para homenagear, emocionada, o pai com um discurso que relembrou as palavras do pai ao participar do início do curso de Engenharia Civil no Maranhão. Ao final, foi aplaudida de pé.

“Esse momento foi muito importante para todos os alunos. Nesses três dias de comemoração, tivemos um ciclo de palestras. Todas focadas para acrescentar ao estudante de engenharia civil, como a parte de solo, estradas, segurança no trabalho, etc. O saldo foi bastante positivo”, diz o aluno Lucas Rezende, do 6º período do curso.

IMG_5249Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a homenagem aos engenheiros é mais do que justa. “Essa é uma homenagem mais do que justa, é uma homenagem necessária, porque todas essas homenagens servirão de inspiração, motivação, como faróis que iluminarão as trajetórias profissionais de tantos novos profissionais”, comenta.

O evento contou com o presença do Edilson Baldez, presidente da Fiema; Carlos Rogério Araújo, presidente da Caema; Walter Canales Sant’Ana, vice-reitor da Uema; Jorge de Jesus Passinho e Silva, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT); professor João Aureliano de Lima Filho, diretor do curso de Engenharia Civil da Uema; José Carlos Nunes, deputados federal; José Pinheiro Marques, diretor-geral da Mutua-MA; Gustavo Pereira da Costa, reitor da Uema; Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão.

Mosaico (1)

História

A UEMA teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão – FESM, criada pela Lei 3.260 de 22 de agosto de 1972 para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. A FESM, inicialmente, foi constituída por quatro unidades de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade de Caxias. Em 1975 a FESM incorporou a Escola de Medicina Veterinária de São Luis e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.

A FESM foi transformada na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, através da Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981, e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº 94.143, de 25 de março de 1987, como uma Autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, na modalidade multicampi.

Redação: Lucas Vieira
Foto: Rafael Carvalho