Inaugurações e homenagem marcam o Dia do Engenheiro

Por em 12 de dezembro de 2017

IMG_0209 (1)Ontem (11), Dia do Engenheiro, foi marcado por inaugurações e celebração na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Paulo VI.

No prédio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), foram inaugurados o Jardim IMG_0120dos Jambeiros e o busto em homenagem a um dos fundadores da Escola de Engenharia do Maranhão, Dr. Haroldo Olympio Lisboa Tavares.

De acordo com o vice-reitor da UEMA, Walter Canales, o Jardim dos Jambeiros vai revitalizar a área interna do CCT, trazendo mais

“O resultado que vemos hoje é uma premiação para nós, deixa o ambiente realmente agradável para estarmos aqui. Parabenizo todos da equipe da Prefeitura de Campus que se dedicaram para que fosse possível estarmos inaugurando este espaço”, ressaltou.

IMG_0196Após o descerramento da placa inaugural do Jardim dos Jambeiros, foi iniciada a homenagem ao principal fundador do Curso de Engenharia Civil, Dr. Haroldo Olympio Lisboa Tavares.

O reitor Gustavo Costa falou da comemoração ao jubileu de Ouro da Engenharia Civil e da grande contribuição do Curso para a UEMA e para a sociedade maranhense.

“Este momento é um culto a uma época e é importante que os alunos da Engenharia Civil saibam de parte dessa história. Então é uma forma bem-aventurada de começar as comemorações aos 50 anos da Engenharia, exaltando o curso. Os caminhos que nos trouxeram até esta celebração foram de conquistas, de realizações, de vitórias, mas assim foram porque tivemos sempre professores, alunos e técnicos que compreenderam o espírito de ser Universidade”, comentou.

O professor Sérgio Sardinha, incumbido de discursar a respeito do homenageado,IMG_0157 exaltou os principais feitos do Dr. Haroldo Tavares.

“Ele foi prefeito de São Luís e o principal fundador da Escola de Engenharia do Maranhão então merece essa homenagem. Falar dele é uma tarefa prazerosa e árdua porque fez grandes coisas pela cidade e pelo curso durante sua trajetória”, disse.

“A homenagem dá uma dimensão do que ele representa até hoje, mesmo 30 anos IMG_0149depois de ter deixado a vida pública, e da importância do trabalho realizado por ele, principalmente, para nós engenheiros. Que sua lembrança sirva de inspiração para o surgimento de profissionais do seu gabarito”, comentou o neto do homenageado e egresso da UEMA, Tiago Tavares Braga.

Também participaram da solenidade  pró-reitores, diretores dos Cursos de Engenharia, professores, técnicos, convidados e familiares, egressos dos cursos e alunos.

Sobre Dr. Haroldo Olympio Lisboa Tavares

Nascido em São Luís, graduou-se em Engenharia civil pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais.

Retornou a São Luís e assumiu o cargo de secretário de viação e obras públicas no governo Sarney, em 1966.

Foi um dos fundadores da primeira Escola de Engenharia do Maranhão. Em 1971, assumiu a Prefeitura de São Luís e fez nova concepção urbanística para a cidade.

Suas obras marcantes como a Barragem do Bacanga, Porto do Itaqui e Ponte do São Francisco, no governo Sarney; e Anel Viário quando ocupou o Palácio La Ravardiére. Ele também tinha conhecimentos sobre engenharia nuclear.

Faleceu em 9 de julho de 2013, deixando um grande legado para a Engenharia Civil e para o desenvolvimento do Maranhão.

Por: Débora Souza

Fotos: Edson Ferreira