Membros da Comissão Permanente de Avaliação Docente apresentam Relatório Bienal 2015/2016 à Gestão Superior

Por em 11 de dezembro de 2017

25316992_10210762947134446_646385573_oNa última sexta-feira (8), representantes da Comissão Permanente de Avaliação Docente (CPAD) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) apresentaram para o reitor Gustavo Costa e  vice-reitor Walter Canales o Relatório Bienal da Avaliação de Desempenho Docente 2015/2016.

O Relatório é um mecanismo de acompanhamento e verificação da jornada de trabalho docente. É amparado pelo artigo 8º, parágrafo 4º da Resolução nº 882/2014 –  do Conselho Universitário.

Os componentes da avaliação de desempenho utilizados neste relatório foram o Plano de Atividade Docente (PAD), Relatório de Atividade Docente (RAD) e de outras atividades inerentes ao Departamento ao qual o professor está vinculado.

Para o presidente da Comissão, William Cardoso, um dos benefícios que o relatório traz é a possibilidade de tomar decisões mais eficientes sobre alterações no regime de trabalho dos docentes.

“Em relação, por exemplo, à solicitação de mudança de regime de trabalho são 25317117_10210762947294450_438266595_oanalisados os dados contidos no PAD e RAD a cada dois anos, sendo que eles foram compilados e inseridos no relatório”, explica.

O reitor Gustavo Costa considera a avaliação uma forma de conhecer mais a capacidade de trabalho docente.

“Ele vai permitir direcionar o processo de tomadas de decisões. Seja para o investimento na formação de professores, canalização de recursos para algumas áreas, incentivo à pesquisa ou também para recolocar nos trilhos o que foi desviado. Além disso, há uma responsabilidade objetiva dos gestores públicos de aferir a funcionalidade do seu corpo profissional, isso no poder público é irrevogável”, ressaltou.

Durante a reunião, também foram discutidas mudanças de parâmetros para a próxima avaliação e mudanças na comissão também. “Precisamos criar uma base sólida, a partir do que já foi feito até aqui, para a nova comissão que irá atuar na produção do próximo relatório avaliativo ”, apontou o vice-reitor Walter Canales.

Membros da Comissão Permanente de Avaliação

Membros titulares