UEMA realiza I Colóquio de Engenharia Mecânica

Por em 5 de dezembro de 2017

Professores da UEMA e profissionais no I Colóquio de Engenharia Mecânica. Foto: Edson.

Professores da UEMA e profissionais no I Colóquio de Engenharia Mecânica. Foto: Edson Ferreira.

Fortalecimento profissional. Estas foram algumas das palavras de destaque durante a abertura do I Colóquio de Engenharia Mecânica (CEMEC 2017), ocorrido nesta terça-feira (5), com o tema “A Importância da Engenharia Mecânica no Desenvolvimento Industrial do Estado do Maranhão”. O evento é realizado no auditório do no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) do Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e segue com programação até esta quarta-feira (6).

Integrando o calendário oficial das comemorações dos 35 anos da UEMA e realizado por meio do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), o colóquio foi realizado com o objetivo de promover debates sobre os caminhos da educação e pesquisa para o desenvolvimento regional e a consolidação do conhecimento científico sobre a Engenharia Mecânica.

Com palestras e minicursos técnicos com 4h de duração, o evento foca na análise dos avanços industriais do Estado nos últimos anos, a partir dos investimentos públicos e privados que o Maranhão tem conquistado na Engenharia Mecânica e áreas afins.

Para o Prof. Dr. Jean Robert Pereira Rodrigues, Presidente do I CEMEC, o colóquio tem uma importância fundamental para a comunidade acadêmica. “Este evento integra a política de criação de eventos científicos para tornar os nossos alunos mais próximos da cultura de valorizar o conhecimento e a prática cientifica”, analisou.

Estas práticas, segundo a Pró-Reitora de Graduação, Andréa de Araújo (representando o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa), fazem parte do processo de ajuste e aperfeiçoamento do curso de Engenharia Mecânica. “O curso se renovou, e está colhendo os frutos em eventos como este, que se mostra como um campo de conversa e de debate sobre a atual realidade do Maranhão”, pontuou a Pró-Reitora.

“Este colóquio abre um diálogo com a comunidade acadêmica, com a graduação e com a própria formação. A intenção é que o aluno leve para além do currículo: leve para a vida”, acrescentou Alex Oliveira de Souza, Presidente da FAPEMA.

Abertura do I Colóquio de Eengenharia Mecânica ocorreu nesta terça-feira (5). Foto:

Abertura do I Colóquio de Engenharia Mecânica ocorreu nesta terça-feira (5). Foto: Edson Ferreira.

O Prof. Me. Paulo Roberto Campos Flexa Ribeiro Filho, diretor do curso de Engenharia Mecânica, o objetivo central do colóquio é desenvolver os alunos e prepará-los para o mercado profissional. “Os minicursos, por exemplo, acompanham a tendência nacional de mercado, fazendo uma abordagem moderna do uso de softwares na engenharia mecânica. Com o foco na simulação e o aprendizado a partir de minicursos de soldagem, colocamos os alunos mais próximos das normas e sobre o que é utilizado na indústria atualmente”, concluiu.

A proposta de capacitação profissional a partir dos minicursos foi bastante elogiada pelos alunos no evento. “O colóquio é uma oportunidade de ir além da sala de aula e poder estar próximo de softwares e atividades necessárias na indústria”, pontuou Antônio Vinícius, aluno do terceiro período de Engenharia Mecânica.

Para mais informações, clique aqui e veja a programação completa do evento.

Por Gustavo Sampaio.

Fotos por Edson Ferreira.