UEMA recebe os projetos “Mais Saúde” e “Mais Saúde Animal” no Campus Paulo VI

Por em 4 de dezembro de 2017

O Campus Paulo VI dIMG_9963a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu no último sábado (02), o projeto “Mais Saúde”. Na oitava edição do projeto, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou também, no Hospital Veterinário da Universidade, o “Mais Saúde Animal”, em parceria com a UEMA.

O objetivo foi fortalecer os serviços oferecidos à população da Cidade Operária e Região, na área da atenção básica e, ainda, atendimento médico especializado.

O coordenador do projeto “Mais Saúde”, Sandro Monteiro, explica que o projeto é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da SES, e o município. “O intuito é realizar uma ação de fortalecimento da atenção primaria, com a possibilidade de encaminhar pacientes em situações mais complexas. Até a sétima edição realizamos 63 mil atendimentos, esperamos chegar na casa dos 70 mil”, comentou Sandro.

A estudante, Andrea Rosa Mota, levou a família toda para participar da ação, “minha família inteira está aqui hoje utilizando os serviços. Meus pais vieram se consultar, pois é uma excelente oportunidade de cuidar da saúde, realizando consultas de diversas áreas”.

Serviços oferecidos no Mais Saúde

IMG_9983A ação é um serviço itinerante que ofereceu consultas médicas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra e dermatologista; serviços de imunização, testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis, exames preventivos e diagnósticos. Além disso, o “Mais Saúde” também ofertou avaliação oftalmológica para diagnósticos de glaucoma e catarata; orientações sobre nutrição, tabagismo, diabetes e hipertensão, como aferição de pressão e glicemia.

E ainda, serviço de emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), atualização da carteira vacinal e avaliação da saúde bucal. Os serviços do Viva estiveram à disposição na emissão de documentos como identidade, CPF e antecedentes criminais.

Mais Saúde Animal

Na ação deste final de semana, aconteceu simultaneamente, no Hospital Veterinário da UEMA, o projeto “Mais Saúde Animal” que ofereceu vários serviços gratuitos para cães e gatos, tais como: consultas, castrações de cães e gatos, vacinação antirrábica e teste de leishmaniose em cães. Além disso, foi realizada orientações sobre boas práticas de cuidados básicos com os animais, posse responsável de animais domésticos, dentre outros assuntos.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, “o projeto Mais Saúde possibilita que a UEMA faça seu trabalho de extensão realizando o atendimento à população. Em relação ao Mais Saúde Animal sabemos que existe uma demanda muito grande reprimida que precisa de atendimento gratuito e como não existe uma rede de SUS para animais, uma ação como esta vem suprir essa carência.  Além disso, os alunos da UEMA têm a oportunidade de realizar a parte prática das disciplinas do curso, aprendendo a lidar com o cliente e com o paciente. Com essa participação, a UEMA faz seu papel de prestar serviço de qualidade para a sociedade”.

IMG_9979Diana Brandão levou seu cachorro, Boris Augusto para realizar o teste de leishmaniose e destacou, “acho essa ação muito importante, porque tem muitas pessoas que não tem condição de levar seus animais para fazer uma consulta ou tomar uma vacina. Além disso, é uma prevenção também para a sociedade. É bom para os nossos animais e também para os seus donos”.

Na oportunidade, o projeto disponibilizou, também, um stand de adoção e contou com o “Cãocurso”, no qual os pets foram premiados em diversas categorias com brindes. Durante a ação voltada aos pets, foram aplicadas 390 doses de antirrábica em cães e gatos, 272 atendimentos veterinários, 168 testes de leishmaniose, além de 9 cirurgias – totalizando 717 atendimentos de animais.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Costa