LABEX ganha veículo para atividades de extensão

Por em 11 de janeiro de 2018

IMG_5719Na tarde dessa quarta-feira (10), a administração superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Setor de Transporte da Instituição, entregou ao Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX, um Ford KA branco 2017/2018 – 1.5, 4 portas, completo (Ar, Direção  e Trava).

De acordo com o coordenador do LABEX, professor Itaan de Jesus Pastor Santos, o veículo será utilizado em atividades, como: Projeto Estágio Vivência, que acontece em diversos municípios do estado, nos cursos de Extensão em Agroecologia, desenvolvidos em 24 municípios, nos projetos do PIBEX e no programa Mais Extensão.

Itaan informa, ainda, que, com a chegada do carro, que foi adquirido com recursos doIMG_5721 projeto Vivência Rural – PROEXT/MEC – para o deslocamento aos municípios onde o LABEX atua –, as atividades vão melhorar sensivelmente, porque haverá mais liberdade para realizar extensão sem depender da frota oficial da universidade.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, o fato de o LABEX ter um meio de locomoção próprio, torna o trabalho bem mais viável e com melhor proveito. “Eu acho que este transporte vai dar uma regularidade maior às ações de extensão do núcleo e da universidade. Para mim, ele acrescenta mobilidade e eficiência na agilidade do atendimento às comunidades”, relata Paulo.

O LABEX foi criado como um espaço de discussão sobre extensão universitária, especialmente no que se refere às metodologias de extensão. Essa discussão tem permitido trazer para dentro da UEMA a importância da extensão para a formação dos estudantes, incluindo o debate curricular dos cursos das agrárias.

IMG_5715Entre 2010 e 2016, a equipe do LABEX executou vários projetos, alguns aprovados através de editais públicos propostos pelo CNPq ou pelo MEC/PROEXT, e outros executados transversalmente aos anteriores, em parcerias com prefeituras municipais ou com recursos da própria universidade.

Atualmente, o LABEX executa o Curso de Extensão em Agroecologia para jovens moradores das áreas rurais de 24 municípios maranhenses. Também executa o Estágio Vivência, que é um modelo de estágio, onde os alunos da UEMA ficam durante duas semanas nas áreas rurais de 9 municípios.

Participaram, também, do momento, o chefe de Transporte da Prefeitura/UEMA, Jefferson Luís Sá e Silva e estudantes ligados ao LABEX.

Texto: Alcindo Barros