UEMA lança Edital Mais Extensão e Revista Práticas em Extensão

Por em 22 de janeiro de 2018

novo reitor-11A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) lançou no último dia 19, no auditório do curso de Biologia, o Edital Mais Extensão 2018-2020 e a Revista Práticas em Extensão.

Participaram da solenidade o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, o Secretário-Adjunto de Promoção do IDH, Bruno Lacerda, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Aragão Catunda, o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Felipe de Holanda, o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão, Julio Cesar Mendonça, a pró-reitora de Graduação, Andrea de Araujo, o gerente do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento, professor Itaan de Jesus Santos, além de diretores de curso, chefes de departamento, professores e alunos.

O Programa Institucional Mais Extensão Universitária é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) que tem como objetivo promover ações com a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão.

De acordo com o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o programa Mais Extensão surgiu do anseio de professores e estudantes da Universidade em transformar a realidade do estado através de ações extensionistas.

“Quando o governo anunciou o programa mais IDH como sendo grande instrumento de mobilização de políticas públicas a equipe da extensão entendeu por bem priorizar o eixo das dimensões que afetam o índice nesses municípios. Acredito que ali por inspiração, por competência e por vocação de muitos professores nascia este programa que não apenas veio para ficar mas se impõe na UEMA como um dos grande e maiores programa de relevância, de alcance e de significado”, afirmou o reitor.

Ainda segundo Gustavo, o orçamento da segunda edição do Mais Extensão foi dobrado: “Dobrar o orçamento do Mais Extensão foi um grande exercício de negociação, de substituição de prioridades, na certeza de que o retorno desse investimento social e de formação acadêmica é incalculável”.

Para o Secretário-Adjunto de Promoção do IDH, Bruno Lacerda, a extensão além promover mudanças na realidade, também proporciona uma formação cidadã aos estudantes. “Quando se desenvolve um projeto de extensão não só estamos mostrando que é possível fazer, como mostramos para nossos universitários que eles têm que se formar enquanto cidadãos responsáveis não só por sua atuação profissional, mas que são agentes de transformação da realidade, de mostrar que é possível fazer um Maranhão diferente”, afirmou Bruno.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, nos últimos anos as ações de extensão na UEMA têm crescido, alcançando outros patamares. “A UEMA tem desenvolvido fortemente a extensão, pois acredita na força dessas ações que tanto para a comunidade como para os alunos, pois agrega valor à formação acadêmica”, ressaltou o pró-reitor.

Nesta nova edição do Edital Mais Extensão, serão contemplados 50 projeto, com ações que serão realizadas no período de agosto de 2018 a julho de 2020. A elaboração do edital foi realizada em parceria com Secretaria de Diretos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e contou ainda com a contribuição dos coordenadores de projetos da primeira edição do Mais Extensão.

Acesse o edital clicando aqui

Primeira Edição

A primeira edição do Mais Extensão teve edital lançado em 20 de dezembro de 2015, com ações realizadas no período de julho de 2016 a março de 2018. Foram executados 42 projetos com 41 coordenadores e cerca de 181 alunos extensionista envolvidos nas ações. O programa alcançou diretamente um público alvo de 3.964 pessoas e teve impacto indireto em aproximadamente 50.000 pessoas.

REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO

novo reitorDurante o evento também foi lançado a revista Práticas em Extensão, que representa o compromisso da UEMA com a disseminação do saber a partir das ações de extensão da Universidade que são desenvolvidas no Estado.

A revista possui dez artigos e quinze relatos de experiência que apresentam as diversas possibilidades da extensão como estratégia de desenvolvimento, de formação e da constituição de relações sociais mais democráticas e participativas.

Segundo a coordenadora de extensão da PROEXAE, Ariadne Rocha, a revista é uma forma de difundir os conhecimentos produzidos durante a execução dos projetos. “A revista é fruto do trabalho e dedicação de seus autores comprometidos com a disseminação de saberes produzidos a partir da extensão universitária e também do reconhecimento do importante desempenho na construção do conhecimento, formação profissional e transformação da sociedade”.

Acesse a revista clicando aqui

Por: Polyanna Bittencourt

Foto: Luís Paulo