UEMA promove Minicurso de Libras e Braile para membros do 4º Grupo de Escoteiros Visconde do Cayru

Por em 10 de janeiro de 2018

IMG_5706A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Acessibilidade (NAU), está promovendo a partir de hoje (10), o Minicurso de Libras e Braile para os escoteiros do 4ª Grupo de Escoteiros Visconde do Cayru (GEVIC).

O intuito é capacitar e sensibilizar os jovens sobre as pessoas com algum tipo de deficiência.

As atividades compreendem conceitos básicos sobre os tipos de deficiência e práticas para que os participantes possam assimilar melhor o conteúdo.

A funcionária da UEMA e instrutora técnica do 4º GEVIC, Ariadne Rocha, falou de como a atividade contribui para a formação dos escoteiros. “Os escoteiros têm algumas especialidades a serem desenvolvidas, uma delas é conhecer outras formas de comunicação para eventuais necessidades, logo a oportunidade não poderia ser perdida. Estamos reunindo, hoje, além dos escoteiros, os pais, convidados e alguns estudantes, que, de alguma forma, têm necessidade de saber mais sobre essas modalidades de comunicação”, ressaltou.

PaIMG_5622ra o instrutor do NAU, Márcio Aurélio, ministrar para crianças e adolescentes é uma experiência diferenciada. “Aqui no Núcleo a gente oferece mais capacitação para os acadêmicos e da comunidade, nunca tinha feito este tipo de atividade com crianças, então estou achando bem interessante. Eles estão aprendendo para serem multiplicadores desse conhecimento”, disse.

O escoteiro Antônio Pacheco, de 13 anos, foi quem provocou a mãe, Ariadne Rocha, para solicitar a atividade. “Eu pedi a minha mãe para procurar onde teria esse tipo de trabalho para que a gente pudesse fazer. Como ela sabia que tinha na UEMA, deu certo. Agora a gente pode aprender mais sobre Libras e Braile, que são coisas que eu sempre quis saber”, comentou.

“Estamos sempre buscando parcerias para que esses garotos possam se capacitar. Talvez eles consigam identificar a profissão que pretendem seguir durante atividades como esta”, comentou o responsável pelo ramo escoteiro do 4º GEVIC, Pedro Cardoso.

O minicurso prossegue até sexta-feira (12).

mosaico (2)

Por: Débora Souza