Programas institucionais de bolsas de iniciação científica da UEMA estão com editais em aberto

Por em 20 de fevereiro de 2018

iniciacao_cientifica_topo

Está aberta a temporada de seleção de projetos e orientadores de diversos programas de iniciação científica da Universidade Estadual do Maranhão, conforme divulgado nessa segunda, 19, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Resolução n.º 1295/2017 CEPE/UEMA). As inscrições vão até dia 2 de Abril.

Conheça agora os Programas

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMA/ PIBIC – CNPQ/UEMA/FAPEMA.

Tem como principais objetivos estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais da Universidade Estadual do Maranhão; despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa; bem como contribuir para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa.

Interessou-se por esse Programa? Veja informações sobre inscrição, documentação, requisitos e compromissos para participação, número de vagas, entre outros, AQUI.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMA/PIBIC-CNPq/UEMA – AÇÕES AFIRMATIVAS

Um dos focos desse Programa é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica a estudantes, cuja inserção no ambiente acadêmico ocorreu por uma ação afirmativa; assim como fortalecer a política de ações afirmativas, já existente na UEMA.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMA/PIBIC – INTERNACIONALIZAÇÃO

O Programa de Internacionalização almeja estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais com grupos de instituições de ensino e/ou pesquisa localizados fora do Brasil. Outros objetivos são: promover a cooperação internacional e despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMA/ PIBIC – SUSTENTABILIDADE

Os interessados neste Programa devem saber o eixo norteador do mesmo: estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais que promovam a sustentabilidade socioambiental da Universidade Estadual do Maranhão; além de promover um ambiente saudável e a segurança ambiental dentro dos campi, e também, realizar projetos de pesquisa visando à ambientalização dos campi da Universidade Estadual do Maranhão.

Por: Walline Alves