Programa Ensinar encerra primeiro semestre letivo com resultados positivos

Por em 1 de março de 2018

27971781_1669800836447604_6925942483892845132_n (1)O Programa Ensinar terminou o primeiro semestre letivo em fevereiro com acompanhamento pedagógico nos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Geografia, Letras, História e Pedagogia em doze (12) polos (municípios), num total de 36 (trinta e seis) turmas.

“Todo o planejamento do semestre foi executado plenamente, com 100% das disciplinas concluídas, realização de visitas técnicas (laboratório, biblioteca) e pedagógicas, reuniões com docentes, entrega de material permanente e de consumo aos polos. Esse esforço resultou na notória motivação dos alunos, de mostrando o compromisso, empenho e dedicação de toda a equipe do Programa”, disse a coordenadora do Programa Ensinar, Regina Célia.

Para o aluno do curso de História do Programa Ensinar Polo Coelho Neto, Sílvio Araújo, o curso apareceu em um momento muito importante da vida dele. “Já tenho uma formação pela casa, sou formado em Filosofia, e agora nessa nova etapa, continuo aprendendo muito. Com o início das aulas em 16/09/2017, desde lá, muitas experiências e conhecimentos foram adquiridos, cada professor que vem ministrar aula está a altura da instituição. Finalizamos no mês de fevereiro o primeiro período e o que fica é muito aprendizado, pois a UEMA tem disponibilizado seus melhores professores para ministrar no Programa Ensinar, temos a certeza que ao final do curso estaremos mais que preparados para transmitir conhecimento”, declarou.

De acordo com a coordenação pedagógica do Programa Ensinar, Marilda de Fátima Lopes Rosa, o primeiro semestre do Programa Ensinar teve bastante aceitabilidade por parte dos alunos e empenho por parte dos professores. A professora enfatiza a expansão do Programa Ensinar para mais 16 polos que iniciará no segundo semestre de 2018.

Em 2017, quando o Programa Ensinar iniciou foram oferecidos os Cursos de Ciências Biológicas Licenciatura; Matemática Licenciatura; História Licenciatura; Geografia Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; e Pedagogia Licenciatura.

O Coordenador do Polo de Ensino Superior de Tutoia, Carlos Alexandre Lago, relata que está presenciando algo inédito com o Programa Ensinar. “Falo com propriedade! Todos nós, Professores, Coordenadores, funcionários, alunos temos, à frente da UEMA, não somente a pessoa pública que assumiu um cargo de Reitor, mas, além do Professor, uma pessoa simpática, aberta ao diálogo, que ouve, que procura resolver.  O Professor Gustavo está rompendo com esse atraso”, comentou.

Sobre o Programa Ensinar

O objetivo do programa é formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo.

Visa ainda fortalecer a política de formação docente para a educação básica no Estado do Maranhão; atender as demandas para a formação docente na educação básica e contribuir para a mudança dos indicadores sociais e educacionais do Estado do Maranhão; oportunizar aos futuros discentes uma formação baseada em valores éticos, linguísticos, estéticos, políticos e profissionais.

Por: Elisângela Matos/Programa Ensinar