UEMA realiza Seminário do Estágio Vivência

Por em 22 de março de 2018

seminário estagio vivenciaNesta quinta (22), a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realiza o Seminário da V Etapa do Estágio Vivência.

Participaram do evento, o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, o gerente no Núcleo de Extensão e Desenvolvimento, Itaan de Jesus Santos, a coordenadora de Pós-graduação, Rita Seabra, a coordenadora de extensão, Ariadne Enes, além de professores e acadêmicos que participaram do estágio.

Durante o seminário os acadêmicos expõem as experiências obtidas durante o estágio, além de apresentar propostas de melhorias nos locais onde o estágio foi realizado.

mesa seminário estagio vivenciaSegundo o gerente do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento, Itaan Santos, o seminário representa um momento estratégico do estágio vivência. “Durante o seminário os alunos tem a oportunidade de expor os resultados das atividades desenvolvidas, além de relacionar as informações obtidas durante o estágio e assim apresentar propostas que possam contribuir para mudar um pouco as condições em cada um dos municípios. O seminário é um momento importante dentro do processo estágio vivência, esperamos que o trabalho construído ao longo desse tempo possa ser visualizado com toda a clareza”, afirmou o professor.

Para a coordenadora de extensão, Ariadne Enes, o estágio vivência é uma excelente oportunidade de vivenciar o campo de trabalho e o seminário representa a contextualização entre o conhecimento acadêmico e a prática profissional. “Durante o estágio vocês conseguem perceber que possuem bagagem, através do conhecimento da sala de aula e das experiências em pesquisa, para dar respostas àqueles agricultores, pescadores ou pecuaristas. O estágio vivência oportuniza vivenciar o campo de trabalho, acompanhados por técnicos, acompanhados pelo suporte de professores e isso poderá ser determinante para os profissionais que vocês se tornaram”, destacou Ariadne.

seminário estagio vivencia alunosPensamento compartilhado pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda. “Para a formação não tem coisa mais importante que ir para o campo, viver as adversidades, conhecer as demandas, conhecer a realidade das pessoas e da profissão, pois isso ajuda no crescimento profissional. Espero que todas as experiências tenham adicionado algo a formação de vocês e que isso seja revertido quando vocês forem trabalhar”, disse o pró-reitor.

Durante o seminário foram apresentados resultados das equipes que estiveram em Icatu, Paulino Neves, Nina Rodrigues, Santana do Maranhão, Penalva, São Benedito do Rio Preto, Miranda do Norte, Matinha e Trizidela do Vale.

Sobre o Estágio Vivência

O estágio vivência é um projeto promovido pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (LABEX), durante o qual os acadêmicos convivem durante um período de tempo com famílias moradoras de comunidades rurais. Esse modelo de estágio representa um importante processo de reflexão e elaboração crítica dos objetivos da universidade numa valorização do diálogo com a sociedade e repensando as condições de intervenção sobre a realidade do campo maranhense.

Já participaram do estágio 123 alunos da UEMA dos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Geografia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Zootecnia.

Nessa etapa participaram 54 alunos que vivenciaram a realidade de nove municípios maranhenses. O período de execução etapa foi entre os dias 22 de janeiro e 3 de fevereiro.