UEMA realiza colação de grau em Santa Inês

Por em 20 de abril de 2018

colaçãodegrausantaines1A Universidade Estadual do Maranhão realizou nesta quarta (18), a cerimônia de outorga de grau do Campus Santa Inês.  A outorga foi concedida a formandos dos cursos de Administração Pública, Enfermagem, Letras e Pedagogia.

A oradora oficial da noite, a formanda Elenilde Costa da Silva, do curso de Letras, afirmou noite de colação representa a primeira etapa de muitas outras que virão.  “Estamos aqui hoje para festejar para festejar o término de um importante ciclo iniciado há alguns anos e que parecia uma eternidade. Chegou o momento de cada um seguir sua viagem sozinho. A partir de agora os nossos erros não serão mais só pontos perdidos em provas, estaremos lidando com o ser humano de todas as formas possíveis”, afirmou.

Segundo a paraninfa, professora Lucenilda Mendes Cavalcanti, do curso de Pedagogia, a formatura não elimina nos recém formados a condição de aprendizes, e incentivou a seguir estudando. “Devemos está sempre dispostos a aprender, cultivar em nós a necessidade da busca incessante por conhecimentos, pois o que aprendemos na formação inicial da graduação carece de aprofundamento constante. Por isso mantenham-se na condição de aprendizes que será primordial para o crescimento profissional e pessoal de vocês”, destacou a professora.

O Diretor do Campus Santa Inês, Josimar Carvalho Porto, em seu discurso disse “Estamos aqui para celebrar a vitória de vocês, por isso desejo a todos muita paciência, pois nem tudo será tão rápido como o passar dos anos na UEMA. Desejo também muita sorte, porque se somando ao talento e ao amor, vocês terão muito sucesso”.

colaçãodegrausantaines3Para o reitor, Gustavo Pereira da Costa, a UEMA é uma universidade que se propõe a ser promotora de cidadania, e se incube dessa missão, não apenas formando novos profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mas gerando o próprio conhecimento, o conhecimento novo. Em seu discurso, o reitor homenageou ainda os professores da instituição. “Hoje é um dia também de exaltarmos aqueles que efetivamente funcionam nesse grande mapa de navegação como guias, são as bussolas vivas, que são os professores e professoras. Sem esses guias, sem esses orientadores, sem essas luzes, todos nós estaríamos desde a mais tenra idade, caminhando na escuridão”, afirmou o reitor.

Como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a UEMA concedeu o título de Mérito Acadêmico à recém-graduada Brenda Martins Rodrigues, do Curso de Pedagogia. A concludente Michelly Ingred Silva Pinheiro, do curso de Enfermagem, representou os colegas ao prestar o juramento.

colaçãodegrausantaines2A mesa diretora da cerimônia foi composta também pelo o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Coelho Serra, a pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo, o pró-reitor de Administração, Gilson Martins Mendonça, pela secretaria de Educação de Santa Inês, Maria do Carmo Gama, a diretora dos cursos de Letras e Pedagogia, Ana Claudia Menezes e a diretora do curso de Enfermagem, Eliane Mendes Rodrigues.

Por: Polyanna Bittencourt