IV Simpósio de Planejamento Estratégico

Por em 14 de junho de 2018

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará durante os dias 19 e 20 de junho, o IV Simpósio de Planejamento Institucional, que reunirá todos os gestores em torno do alinhamento estratégico da Instituição.

O Simpósio tem sido referência no que diz respeito ao planejamento institucional, quando inaugurou o processo de construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com execução dentro do quinquênio 2016-2020.

O pró-reitor de Planejamento da UEMA, Antônio Roberto Coelho Serra, explica que: “a cada ano reunimos os gestores da Universidade com o propósito de sincronizar o movimento de mudança que vem sendo desencadeado a partir das ações planejadas de cada unidade organizacional. O Simpósio tem o intuito também de ressaltar os aspectos decorrentes do processo de construção de um modelo próprio de governança estratégica universitária”.

O evento é destinado a todos os gestores da UEMA (diretores de centro e curso, chefes de departamentos e laboratórios, coordenadores de núcleos e programas, além das assessorias e prefeitura). A agenda de trabalho é composta por reflexões sobre a necessidade do “Planejamento em tempos de crise”, título da palestra a ser proferida pelo pró-reitor Antônio Roberto Serra, bem como sobre o conjunto dos indicadores acadêmicos relativos à gestão, ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão, discussão a ser promovida por cada uma das pró-reitorias da Universidade.

Na ocasião, o reitor Gustavo Pereira da Costa identificará os avanços obtidos a partir da implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional e dará a largada para a “temporada de planejamento 2019” da Uema, momento em que toda a comunidade universitária é conclamada a contribuir com os seus dirigentes no que tange a um futuro desejável por todos.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento que traça o perfil da instituição de ensino, considerando sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades que desenvolve e pretende desenvolver para alcançar seus objetivos e metas para um período de cinco anos. Deve ser intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo quanto externo.

Mais informações acesse o link www.proplan.uema.br ou pelo e-mail gabinete@proplan.uema.br.

Confira a programação:

banner SIMP 120x75cm