“Novos Caminhos”: documentário promovido pela UEMA é lançado oficialmente

Por em 5 de junho de 2018

Equipe Acadêmica do Documentário

A série estará disponível em breve no site do núcleo de pesquisa do curso de direito

Na tarde dessa segunda, 5, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do  núcleo de pesquisa “Novos Caminhos”, do Curso de Direito, lançou o documentário “Novos Caminhos” no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Mais de 250 pessoas compareceram ao evento.

Integralmente produzido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UemaNet), o documentário é a culminância de mais de dois anos de trabalho do núcleo de pesquisa “Novos Caminhos: Núcleo para Educação em Direitos e Acesso à Justiça”, coordenado pelos professores Yuri Michael Pereira Costa e Jean Carlos Nunes Pereira, e realizado em parceria com professores, técnicos e alunos da UEMA. O núcleo é vinculado formalmente ao Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão.

Para o reitor Gustavo Costa, os valores presentes no documentário, bem como em todo o processo, se justificam desde as pequenas atitudes às grandes ideias. “Os valores que vi aqui acompanham também a origem e valores da UEMA; instituição jovem que chama para si essa necessária convivência em comunidade”, frisou.

Reitor da UEMA, Gustavo Costa

Ele ratificou ainda que o ‘Novos Caminhos’ nasceu do inconformismo da Universidade, então, que assim seja. “Que esse trilhar que descerramos hoje, nasça um novo caminho. Afinal, não há outro caminho para que nossa humanidade avance a não ser o novo caminho”, disse.

Para o docente Yuri Costa todos os envolvidos apostam na construção de uma cultura de protagonismo social que amplie as possibilidades de efetivação do acesso à justiça por via da educação em direitos e do uso da tecnologia da informação.

Ele ratificou ainda que o distanciamento na linguagem entre se falar de direito e ter acesso ao mesmo é uma barreira que eles almejam romper com o projeto. “Queríamos que a universidade fosse além dos muros e tocasse na comunidade”, destacou o professor.

O professor Jean Costa ressaltou que na história brasileira existem demandas estruturais gravíssimas: do saneamento básico a violência de gênero, entre outros. “Portanto, todos nós somos obrigados a dar nossa contribuição. Muito embora, muitos setores queiram entorpecer nossas mentes. Mas, apostamos na perspectivas de que a sociedade mobilizada tem a capacidade de transformação social”, disse.

Entre equipe acadêmica e equipe técnica, cerca de 30 pessoas são envolvidas no projeto. O documentário autoral, que tem como objetivo maior o fomento à discussão acerca do acesso à justiça, conta com a participação de estudantes, militantes sociais e estudiosos com atuação no Estado. A voz que conduz a narrativa do documentário é do artista maranhense Zeca Baleiro.

Para o diretor do documentário, Fredson Ferreira (UemaNet), esse foi um trabalho árduo, mas  extremamente gratificante. “O documentário está incrível e eu só tenho agradecer por estar junto a todos os envolvidos nessa causa”, afirmou.

Equipe Técnica do Documentário

Coordenadora do UemaNet e produtora executiva do Documentário, Ilka Sera, juntamente com a equipe técnica do filme

Carmem marques, uma das entrevistadas do “Novos Caminhos” sublinhou que  viver esse momento é motivo de gratidão, principalmente pelo fato que a relação de detentores de direitos é muito complexo no seio de uma comunidade. “Não é fácil ter coragem e lutar diante das injustiças e desigualdades que vivemos diariamente. Mas, sim, nós temos a coragem e lutamos”, disse.

Moradora da comunidade Eugênio Pereira, em Paço do Lumiar, Carmem enfatizou que, a partir do projeto das ações do Núcleo de Pesquisa do Curso de Direito da UEMA, ela passou a olhar o direito de uma forma diferente. “A gente via o direito como algo muito distante. Mas, hoje, percebemos que quando nossa comunidade se organiza, ela se torna agente de mudança, de transformação da nossa própria realidade. E a comunidade Eugénio Pereira quis fazer a diferença por meio da educação. Nós escolhemos ser parceiros do direito porque nós entendemos hoje que sim, nós temos direitos como cidadãos”, concluiu.

Entrevistados do "Novos Caminhos"

Entrevistados do “Novos Caminhos”

A série documental “Novos Caminhos”, que tem 5 episódios, com duração de 10 minutos, estará disponível em breve no site www.novoscaminhos.uemanet.uema.br

No evento, estiveram presente ainda o deputado estadual Wellington, a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação, Ilka Serra, o ex-presidente do Procon, Duarte Junior, além de defensores públicos, secretária adjunta de educação e professores da UEMA e UFMA.

Autoridades presentes

A Companhia teatral  “Santa Ignorância” fez uma apresentação do espetáculo “Pão com Ovo” no encerramento do lançamento do documentário.

Por: Walline Alves

Foto: Luís Paulo Fotos