Polo Tutóia do Programa Ensinar realiza I Ciclo de Palestra sobre o Meio Ambiente

Por em 12 de junho de 2018

Palestrante Programa Ensinar No último fim de semana (08 e 09), o Programa Ensinar/ polo Tutóia, realizou o I Ciclo de Palestra Sobre o Meio Ambiente. Atividade científica contou com a participação professores convidados para ministrar palestras no polo.

O evento contou com a participação dos estudantes dos Cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia, além da própria Coordenação do polo.

Durante abertura do evento, na sexta-feira (08), os professores Natan Júnior e Jean Carlos explanaram e debateram sobre a temática Urbanização, Meio Ambiente e Vulnerabilidade. A SEMA, representada pela Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, explanou sobre a temática Elaboração de Projetos de Manejo para os Pequenos lençóis.

No sábado (09), os Professores convidados das escolas Centro de Ensino Casemiro de Abreu, Centro Educacional Presidente Marechal Castelo Branco e Unidade Educacional Nossa Senhora de Fátima explanaram sobre a temática Boas Práticas de Educação Ambiental nas Escolas e Comunidades.

E, para finalizar o I Ciclo de Palestras Sobre o Meio Ambiente, duas mesas temáticas funcionaram como uma só: Aperfeiçoamento Agroecológico, Recuperação de matas Ciliares e Implantação de Sítios Ecológicos, cuja explanação foi dada pelo professor Dr. Cristofer Gheringh, do Departamento de Pós Graduação em Agroecologia, da UEMA, tendo como debatedores o professor Biólogo, Bernardo Pedro; o Geógrafo, Aurélio Paterson e o professor Elivaldo Ramos. E, Unidade de Conservação e Negociação de Conflitos, cujo palestrante foi o ambientalista Raimundo Rodrigues.                         O Professor Cristofer falou sobre a importância da roça de toca como uma necessidade de sobrevivência de pessoas que vivem da prática dessas culturas.

IMG-20180612-WA0038

Por ElisMatos/Programa Ensinar