Reitor inaugura Laboratório e visita obras no Campus Paulo VI

Por em 8 de junho de 2018

IMG-20180608-WA0075Visando a implementação de novas áreas de conhecimento e linhas de pesquisa, com destaque para os estudos de ciências ambientais e biodiversidade, que são os principais eixos temáticos das pesquisas a serem desenvolvidas, foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (8), pelo reitor Gustavo Pereira da Costa, o Laboratório de Ciências Ambientais e Biodiversidade (LCAB).

De acordo com o professor José Roberto Sousa, um dos responsáveis pelo Laboratório, com a criação e implantação do LCAB espera-se que as atividades interdisciplinares de pesquisa realizadas neste laboratório contribuam para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia e gere novos conhecimentos e, ainda, ajude no processo de surgimento de um novo profissional com um perfil distinto dos já existentes, com formação básica sólida e integradora.IMG_2983

Já o professor Fábio Afonso Figueiredo, também responsável pelo LCAB, entende que os estudos nestas áreas vão gerar dados importantes para várias linhas de pesquisas de pesquisadores parceiros que utilizarão essas mesmas instalações, como das áreas de entomologia, sementes, fisiologia vegetal e fitossanidade. “Dentre os grandes desafios das ciências ambientais, está a conservação e gestão dos recursos naturais, essenciais à qualidade de vida, que contribui para a resolução de macroproblemas”, ressalta.

Para a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, o Laboratório é de grande importância não só para os cursos de ciências agrárias, mas para todos os cursos da UEMA. “Ele é um laboratório que não tínhamos na estrutura da universidade e, do CCA, especificamente. Então, o LCAB vem cumprir esta lacuna dos estudos ambientais e da biodiversidade. Ele é muito importante, já que hoje somos muito demandados para trabalhar pesquisas na área de ciências ambientais e da biodiversidade”, esclarece Neide.  IMG_2871

O reitor informou que foi uma manhã muito proveitosa por ter inaugurado um importante laboratório e visitado as obras em andamento no campus Paulo VI. “Iniciamos esta manhã inaugurando o Laboratório de Ciências Ambientais e Biodiversidade, investimento importante para o melhoramento das pesquisas em nossa universidade e, em seguida, visitamos o Pórtico de entrada da UEMA, que está em fase de finalização”, disse o reitor.

Ele explica, ainda: “Também visitamos as obras do prédio de Matemática e Física, que vão oferecer condições mais condizentes para essas duas áreas. Estivemos, ainda, na construção o novo prédio de Ciências da Computação, ao lado do CCT, uma obra de grande importância para aquele curso, e finalizamos no anexo do CCSA, que vai abrigar todos os laboratórios e onde serão realizadas diversas atividades acadêmicas daquele Centro”.

Participaram das atividades dessa manhã, o vice-reitor Walter Canales; a prefeita de Campus, Fabíola Aguiar; a diretora do Curso de Zootecnia, Maria Inez Fernandes; o professor pesquisador Tiago Massi Ferraz; professores, assessores e estudantes.

Obras no Campus. No novo prédio de Matemática e Física constam 10 salas de aula, 16 laboratórios de pesquisa, 12 salas administrativas e direção de curso.IMG_2934

O prédio do Curso de Ciências da Computação, possui 15 laboratórios de pesquisa, 1 auditório com 100 lugares, e 4 salas administrativas e direção de curso.

O Anexo do CCSA tem 6 laboratórios de pesquisa, 8 salas administrativas, direção de curso e 1 auditório de 100 lugares.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Ferreira