Tema “MOOVE”, desenvolvido pela UEMA é destaque em ranking internacional de Mooodle

Por em 21 de junho de 2018

Captura de tela de 2018-06-20 18-11-38

(Foto: Reprodução)

O tema MOOVE, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ocupa o segundo lugar no ranking dos principais temas do Moodle 2018, de acordo com o site MoodleNews.com. Essa colocação entre as interfaces Top 8 do MoodleMoot vem coroar o trabalho contínuo da UEMA no aprimoramento de funcionalidades e desdobramentos de novos produtos a partir da utilização do Moodle como seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desde 2007.

Este reconhecimento é importante para a comunidade por se tratar de um dos principais veículos de notícias, informações e recursos relacionados ao Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português). O canal, também, é reconhecido por sua profundidade, amplitude e organização de tudo relacionado a Moodle.

Segundo o ranking divulgado, o Moove supera os seus concorrentes porque oferece design responsivo e a compatibilidade com os painéis do Moodle. Foram considerados a riqueza de imagem, seletores de layout, acessibilidade e minimalismo. Desta forma, os leitores do portal classificaram o tema como o segundo melhor de 2018.

Captura de tela de 2018-06-20 18-15-53

Interface do Moove. (Foto: Reprodução)

Moove foi criado pela equipe de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (DTE) do UEMAnet, como uma interface que alia a modernidade e a simplicidade, dando foco ao conteúdo principal. Os ambientes virtuais aparecem mais limpos e intuitivos, o que facilita a utilização tanto por alunos quanto para educadores. O objetivo desta dinâmica é a concentração no conteúdo, melhorando o aprendizado.

A versão mais recente 2.3.3 (Moodle 3.5) apresenta robustez e padronização em textos, planos de fundo e fontes para tornar a interface agradável e uniforme, além de otimizar o acesso do educador, que não precisa de tantos redirecionamentos ao fazer o login. Outro aspecto otimizado nesta versão do Moove é a customização do novo calendário do Moodle, no qual o usuário pode arrastar e soltar eventos, clicar para criar e visualizar detalhes.

Em sua trajetória, o Moove já registrou, em apenas 90 dias, mais de 24 mil downloads, o que o colocou como quinto tema mais baixado. Ano passado, tema foi eleito o 5º melhor tema pelo Edwiser.org e configurou entre a lista “Top 07 free Moodle themes for 2017” do Moodleworld.com. Segundo o supervisor de desenvolvimento do UEMAnet e desenvolvedor do Tema, Willian Mano, a interface está fortemente alinhada com a missão do Moodle de empoderar os professores para mudar o mundo.

O Moodle historicamente tem uma deficiência muito grande com relação a sua interface e experiência do usuário. Desde seu planejamento, o tema Moove tem a proposta de resolver essas questões, tornando o ambiente mais amigável, dinâmico fluido e acessível. Por ser gratuito e open-source, após o seu lançamento, houve inúmeras sugestões de melhorias e também pedidos de novas funcionalidades. Desta forma, o tema está em constante evolução, pois é mantida um diálogo aberto e acessível para toda a comunidade Moodle interessada”, complementou Mano.

Foi iniciada em 2012 uma nova fase de aprimoramento de templates e desenvolvimento de novos recursos. Enxergando a importância do investimento em tecnologia e inovação para o processo educacional, a UEMA investe na equipe da DTE, que hoje reúne analistas, desenvolvedores de sistemas, administradores de AVAs e técnicos de informática.

Para Ilka Serra, coordenadora-geral do UEMAnet: “O trabalho dessa equipe tem contribuído para que o UEMAnet ganhe notoriedade em desenvolvimento de ferramentas que auxiliam a Educação a Distância no Brasil e no mundo”.

Para baixar a versão mais recente do Moove, acesse: https://moodle.org/plugins/theme_moove