UEMA inaugura Projeto “Circuito Sala Verde no Campus”

Por em 21 de junho de 2018

salaverde1Na manhã desta quinta-feira (21), a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Assessoria de Gestão Ambiental, inaugurou o projeto “Circuito Sala Verde no Campus”.

O projeto Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental.

Cada Sala Verde é única, não há um padrão pré-definido, ficando ao encargo de cada instituição configurá-la à sua maneira, levando em consideração a identidade institucional e o público com quem trabalha, dialogando suas potencialidades com as particularidades locais e regionais.

Na UEMA, o projeto Sala Verde, foi denominado de “Circuito Sala Verde no Campus”. Segundo a Assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, o projeto irá promover o diálogo entre os diferentes saberes produzidos pelas diversas atividades da academia.

“É um espaço de referência para educação ambiental, onde iremos inclusive com trabalhar com educação básica. É um espaço socioambiental, para fórum de discussões, diálogos. É um espaço democrático, onde todos da Universidade poderão usar”, afirmou Zafira.

O projeto irá promover também trilhas ecológicas pela Universidade.

Participaram da inauguração do Projeto “Circuito Sala Verde no Campus”, a Assessora do Ministro de Meio Ambiente, Tereza Cristina da Silva, a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Ana Lúcia Duarte, o presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, professor Luis Câmara Pedrosa, a coordenadora de extensão da PROEXAE, Ariadne Rocha, além dr alunos e professores.

salaverde2

Sobre o projeto

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Educação Ambiental-DEA da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental e as diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) lançou a chamada publica para uma nova seleção de instituições, com atividades e projetos de educação ambiental não-formal, que pretendam participar do Projeto Salas Verdes.

Este projeto foi instituído no ano 2000, com o objetivo de atender às demandas de inúmeras instituições que buscavam no Ministério do Meio Ambiente, publicações para subsidiar suas ações de Educação Ambiental. Foi inicialmente concebido com foco na criação de bibliotecas verdes que estes espaços poderiam assumir, e a partir do desenvolvimento e da evolução do projeto, as Salas Verdes adquiriram a dimensão de espaços com múltiplas potencialidades, pois além da disponibilização e democratização do acesso à informação, nelas se podem desenvolver atividades diversas de educação ambiental como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas.

Por:Polyanna Bittencourt