Inauguração do Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica da UEMA

Por em 3 de julho de 2018

Com o objetivo de oferecer um suporte de serviços em saúde mental, a PROEXAE e a Reitoria implantaram o SOPP (Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica), que estará à disposição de toda a comunidade acadêmica.

SOPP REDES SOCIAIS

A demanda surgiu após a constatação do atual período com constante conflitos emocionais por parte das pessoas, conflitos como estresse, ansiedade, depressão e outros. Como isso têm feito parte do contexto acadêmico da UEMA, assim como das demais universidades do país, gerando assim evasões e reprovações por parte dos discentes e licenças médicas constantes por parte dos docentes e demais funcionários. Somado a isso vem um prospecto da Organização Mundial da Saúde OMS: 2001 em que acredita-se que os transtornos mentais serão a segunda causa de adoecimento da população em 2020.

O objetivo do SOPP é a implementação à comunidade acadêmica visando aumentar a Saúde Emocional/Mental dentro da Universidade. Este trabalho será realizado por meio de levantamento de situações mais urgentes de necessidades de intervenções de acompanhamento emocional, ações protetivas e interventivas à comunidade acadêmica de maneira personalizada e coletiva, promoção de palestras, fóruns, simpósios sobre Saúde Emocional visando contribuir também à comunidade em geral, por meio de parcerias internas, Fapema, CNPQ e outros e o acolhimento do ingressante quanto a organização de seus objetivos e organização de seu projeto pessoal pedagógico em sua vida acadêmica.

A inauguração do serviço será nesta terça-feira (3), a partir das 16h30, no Posto Médico do Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).