UEMA inaugura projeto de Orientação Psicológica e Psicopedagógica no Campus Paulo VI

Por em 5 de julho de 2018

IMG_9251 (1)Na tarde da última terça-feira (3), o reitor Gustavo Costa inaugurou, no prédio do Posto Médico, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), o projeto de implantação do Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica (SOPP).

Conforme o projeto de implantação do SOPP, a criação do Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica é um desafio importante no momento de crescimento e inovações do ensino superior na UEMA e, também, do compromisso que a atual gestão tem com a qualidade do ensino e da aprendizagem no contexto acadêmico.

Para o reitor Gustavo, o Serviço Psicológico e Psicopédagógico, que tem início no Campus Paulo VI, é mais um serviço prestado aos professores, alunos e servidores da instituição, com profissionais da área de psicologia capazes de fazer esse acompanhamento das pessoas que estão precisando de uma atenção diferenciada. “Espero que este espaço seja bem utilizado, que as pessoas se sintam acolhidas e confortadas. Que seja desenvolvido um grande trabalho nos próximos anos, ampliando, cada vez mais, o conjunto de serviços dentro do setor médico da UEMA”, pontuou o reitor.

De acordo com o pró-reitor da Proexae, Paulo Catunda, os serviços no campo da psicologia e psicopedagogia é umaIMG_9257 (1) demanda antiga da comunidade universitária. “O SOPP vem de encontro a uma nova busca da Proexae. Queremos chegar mais próximo da comunidade acadêmica, atendendo suas solicitações mais urgentes. Neste caso, juntamos a demanda da comunidade e a vontade do reitor de implantar este projeto, hoje estamos iniciando as atividades”, declarou Paulo.

Conforme explica a coordenadora do SOPP, Jucilene Silva Guida, este projeto tem uma importância muito grande porque a UEMA tem crescido muito na quantidade de cursos e do potencial tecnológico. “Nós somos vistos como uma universidade comprometida com a qualidade do ensino superior e, o SOPP, assim como em outras universidades, adota no seu contexto, o serviço de psicologia e psicopedagogia”, disse a professora.

Ela esclarece, ainda, que é importante não somente a qualidade do ensino, mas a qualidade emocional e mental. “Então, o SOPP, vem para legitimar o compromisso desta gestão com a qualidade do recurso humano, pois vamos atender alunos, professores e servidores da UEMA, em São Luís”, conclui Jucilene.

O SOPP pretende fazer um levantamento das situações mais urgentes das necessidades de intervenção e acompanhamento emocional de membros da comunidade universitária e, além disso, oferecer ações protetivas e interventivas de maneira personalizada e coletiva, bem como promover palestras, fóruns, simpósios sobre saúde emocional na UEMA.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho