Por em 9 de outubro de 2018

UemaA Universidade Estadual do Maranhão, considerando o momento político-eleitoral que vive o país, especialmente este período que antecede o segundo turno das eleições presidenciais, vem a público reafirmar-se como instituição democrática, com pluralidade de ideias e opiniões, e um ambiente de debate livre, propício ao contraditório que constrói e revigora.

Fiel aos princípios constitucionais garantidores dos direitos fundamentais, a universidade é o locus primordial do exercício das liberdades, em especial, da liberdade de todos manifestarem seu pensamento, de se expressarem científica, cultural e politicamente sem qualquer forma de censura ou proibição.

É natural e necessário que ocorram nos espaços acadêmicos manifestações pacíficas e organizadas de posições político-ideológicas de todas as matizes, devendo sempre, todas elas, basearem-se no respeito, na tolerância e na boa convivência. Inaceitável, por conseguinte, é toda e qualquer forma de violência, agressão, depredação, confronto ou intimidação.

Apela a UEMA, por fim, à inteligência coletiva e ao bom senso individual para que não seja reproduzido dentro da Universidade o clima de animosidade, de exacerbação e de tumulto que, lamentavelmente, tem-se visto em alguns espaços públicos. Que esta instituição se sobressaia como campo de reflexão, crítica, proposição e argumentação, sempre em defesa da democracia, pois é o que a sociedade assim espera.

São Luís (MA), 9 de outubro de 2018.

A REITORIA.