Projeto de professores da UEMA está entre os 13 selecionados para Programa de Intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e Reino Unido

Por em 17 de janeiro de 2020

Os professores José Sampaio Junior e Fernando Bezerra, da Universidade Estadual do Maranhão, estão entre os 13 selecionados para o Researcher Links 2019-2020, com a proposta de um workshop com o tema “Urbanisation confronts Human Rights: Simulating a sustainable Urban future in Brazil using the integration of BIM and Systems Modelling: BIM2S” (Direitos Humanos e Urbanização: Simulando um Futuro Sustentável por meio da Integração do BIM e Modelos de Sistemas BIM2S). A proposta foi construída dentro do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO).

O Researcher Links 2019-2020 objetiva o apoio à realização de workshops científicos, que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e cientistas britânicos.

O evento, com previsão para o segundo semestre de 2020, tratará de problemas como as questões urbanas, agrárias e ambientais.

A proposta vai muito além do workshop em si, o intuito possibilita contatos, um intercâmbio, por meio dos programas de pós-graduação em Geografia (PPGEO) e o de Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) e os demais programas que tiverem afinidade com a temática.

“Uma boa oportunidade para os alunos da graduação e pós-graduação, os docentes da Instituição por estarem em contato com uma universidade estrangeira. O intuito do evento é fortalecer essa parceria que já existe entre o Brasil e o Reino Unido, mas especificamente entre a UEMA e a Universidade of Wolverhampton, na Inglaterra. Eu acredito que será muito positivo esse contato e espero que consigamos alcançar o objetivo, que é fortalecer essa parceria e que no futuro consigamos enviar alunos da UEMA e professores para as universidades inglesas e receber o pessoal de lá também”, explicou o Prof.Fernando Bezerra.

De acordo com o Prof.Sampaio, “gostaria de agradecer a UEMA, que sempre estimula a consolidação da pós-graduação e suas várias atividades. E sem isso não seria possível que professores estivessem engajados a participar de editais dessa envergadura e conseguirem atingir seu objetivo. Tal participação na chamada não é importante somente para o Maranhão, mas para o Brasil, na medida em que o Estado de destaca, mostrando para instituições públicas internacionais, que aqui também temos condições de fazer pesquisa, que temos pesquisadores que desenvolvem trabalhos importantes”.

Sobre o Researcher Links 2019-2020

A chamada é uma parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o British Council e é uma espécie de intercâmbio entre os pesquisadores do Brasil e Reino Unido.

Participaram da chamada Researcher Links 2019-2020 nove Fundações de Amparo à Pesquisa, são elas: Além da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a Fundação Araucária (FA); Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Ao todo, foram aprovados 13 projetos, com propostas que abordam temas como: sistemas agro-alimentares sustentáveis; fontes renováveis e tecnologias de energia limpa; soluções sustentáveis para redução de CO2; desemprego e precariedade do trabalho; literacias digitais e inclusão social no Brasil, dentre outros.

As propostas aprovadas serão financiadas por suas respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa.

Por Paula Lima