UEMA avança em pesquisa colaborativa Maranhão-São Paulo

Por em 25 de agosto de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgam pesquisas que irão fazer parte da formação e fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre os estados do Maranhão e de São Paulo.

Os projetos contemplados são:

– Map-fire: uma plataforma virtual para a gestão do balanço de carbono entre emissões pelo fogo e remoções por floresta secundárias para o Estado do Maranhão do Prof.Dr. Tiago Massi Ferraz.

– Uso real versus uso formal da terra na amazônia maranhense: condicionantes para o desenvolvimento sustentável do Prof. Silas Nogueira de Melo.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa com relevância para os estados do Maranhão e de São Paulo, alinhado aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito da Linha de ação “Mais Ciência”, e do programa de “Cooperação Nacional”.

Por Priscila Abreu