CESC recebe novo Laboratório de Física


Por em 11 de julho de 2014



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) adquiriu, recentemente, um laboratório versátil junto à Pasco, uma empresa mundial especialista em educação científica – sediada na Califórnia, para realização de experimentos em todas as áreas de estudos do Curso Física Licenciatura.

O laboratório, que é único no Estado Maranhão, faz parte de uma classe seleta de equipamentos para formação de professores de ciências, mais especificamente de Física, e corresponde a um pedido dos estudantes do Curso Física Licenciatura feito ainda em 2001.

Para a área de Física Moderna destacam-se os experimentos de Millikan, Espectros atômicos e efeito fotoelétrico. Em relação a física clássica, pode-se destacar medição de força calculada a partir da lei de Coulomb, determinação da relação entre a força do campo magnético de bobinas de transporte de corrente sobre a distância da bobina ao longo do eixo e perpendicular ao mesmo.

A professora Maria de Fátima Salgado, do Departamento de Matemática e Física do CESC, explica que esse é um anseio antigo dos alunos, mas que sempre teve a atenção da Pró-Reitoria de Administração para efetivação do processo. “Gostaria de salientar que essa aquisição, aconteceu graças a um acompanhamento intenso. Acompanhamos todo este processo e, finalmente, o laboratório foi adquirido pela Uema, como um investimento muito importante para a qualificação dos futuros professores”, explicou Fátima.

Para ela, o laboratório representa uma oportunidade ímpar em relação ao ganho em conhecimento por parte dos acadêmicos do Curso Física Licenciatura do CESC. “Ele oferece aos professores instrumentação de alto padrão para o exercício de suas atividades”, ressalta a professora.  

Conforme explica o diretor do Curso de Física Licenciatura do CESC, Paulo Afonso de Amorim, o Laboratório Versátil de Física representa um grande ganho para o Centro de Estudos Superiores de Caxias e, em especial, para o Curso de Física Licenciatura, pois sendo composto por novas tecnologias faz a interação entre a teoria e a prática, melhorando, com isso, o aprendizado dos discentes.

De acordo com informações do Departamento, recentemente, os professores do Curso de Física receberam a capacitação para o uso adequado e correto dos equipamentos.

Sistema de Aquisição de Dados

Os equipamentos da Pasco, adquirido para prática de laboratório no Curso Física Licenciatura, são acompanhados por um sistema de aquisição de dados composto por microcomputadores e software. O Software Capstone é utilizado para coleta e análise de dados para aplicações de física e engenharia. Todas as interfaces USB dos equipamentos podem ser usados para confecção com Capstone a partir do link USB simples, uma poderosa interface educacional

Dentre os equipamentos adquiridos pode ser citado o conjunto que permite realizar o experimento de Millikan, e que tem por objetivo reproduzir o experimento que Robert Andrews Millikan realizou há quase um século, com o propósito de determinar o valor da carga elementar e a prova da quantização da matéria, experimento que lhe auferiu o Prêmio Nobel em 1923.



Últimas Postagens