Provérbios brasileiros: tema de Tese de Doutorado

Por em 21 de julho de 2014

A professora Tiana Reis Fernandes, do Departamento de Letras, defendeu, recentemente, a tese Mínimo Paremiológico Brasileiro: fundamentos teórico-metodológicos, pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

A tese trata do Mínimo Paremiológico do Português do Brasil que, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos, busca identificar quantos e quais provérbios são de conhecimento de falantes brasileiros em suas interações comunicativas.

De acordo com a professora Tiana Reis Fernandes, o acervo paremiológico servirá como ferramenta didática para alunos, professores e tradutores de língua materna e segunda língua. Os pressupostos teóricos partem dos estudiosos Permiakov (1989), língua russa; Tarnosvska (2002), língua espanhola. Vyshnia (2008), língua ucraniana.

“É um estudo da Fraseologia da Língua Portuguesa, ancorado na área da Linguística Aplicada. Por meio do método estatístico, com enfoque quantitativo, foram aplicadas as estratégias da disponibilidade lexical e do reconhecimento de provérbios, ainformantesde diferentes idades e níveis de escolarização diversos, resultando numa lista de 86 provérbios conhecidos pelos falantes brasileiros em seus atos comunicativos no cotidiano”, explicou a doutoranda.

A Banca Examinadora contou com a participação das professoras: Rosimeire Selma Monteiro-Plantin, orientadora da Tese (UFC),Banca Examinadora: Elizabete Aparecida Marques (UFMS), Suzete Silva (UEL), Maria do Socorro da Silva Aragão (UFPB) e Ana Célia Clementino Moura (UFC).