Uema realiza ciclo de palestras em Meteorologia

Por em 21 de julho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), através do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realizou, no último sábado, dia 19 de julho, o I Ciclo de Palestras em Meteorologia. Na ocasião, foram expostos alguns trabalhos, que levam a compreender a interferência da meteorologia na vida humana. Vários alunos do curso técnico em Meteorologia da Uema, modalidade a distância, assistiram as palestras.

O evento teve como objetivo acrescentar informações sobre a ciência e suas aplicações na sociedade e na vida humana, levando o público alvo aos primeiros passos da iniciação científica, desenvolvendo o pensamento crítico.

“A ideia é mostrar aos estudantes os trabalhos realizados pelo núcleo de profissionais que atuam no Laboratório de Meteorologia (LabMet) e no Curso de Meteorologia da Uema, desenvolvendo o olhar de interação entre a ciência e a vida humana, como se aplica a Meteorologia  nos vários setores da economia. Então, é muito importante esse ciclo, porque os estudantes vão poder observar como é aplicada na prática o que eles estão aprendendo em sala de aula”, explicou o coordenador  do curso técnico em Meteorologia da Uema, Gunter de Azevedo Reschke.

Para o professor Ronaldo Haroldo Nascimento, é muito importante que os alunos saibam como a Meteorologia se aplica na sociedade. “Alguns segmentos da sociedade sofrem impactos com as variações climáticas, como setor de saúde, transporte, energia e agricultura o, que geram, de certa forma, desequilíbrio na sociedade. Sendo esta, dependente das condições climáticas e as condições do ambiente acabam potencializando esses efeitos sobre as populações, gerando uma série de situações que levam ao estado de calamidade. A meteorologia vem exatamente com esse propósito de contribuir, com informações de previsão do clima, fazendo monitoramentos e muito mais em prol da sociedade, fazendo com que ela sinta menos esses impactos”, destacou ele.

Na ocasião, aconteceram as seguintes palestras: Meteorologia no Maranhão: A criação do LabMet/Nugeo/Uema (Gunter Reschke); Meteorologia e suas aplicações na sociedade (Ronaldo Haroldo Nascimento); O método de Krigagem para espacialização dos dados meteorológicos (Hallan David Velasco); As tecnologias no auxílio as populações que vivem em áreas de risco do município de São Luís (Willinielsen Jackieline Santos); Os sistemas meteorológicos que atuam no Brasil e provocam tempo adverso (Andrea Helena Machado); Características climáticas do Brasil e a vulnerabilidade do setor energético (Carlos Marcio Eloi); Telemática: a aplicação das telecomunicações no exercício da Meteorologia (Marcio Roberto Fialho); Uso da temperatura do ar na espacialização das áreas de risco de ocorrência de Sigatoka Negra no Estado do Maranhão (Carlos Wendell Soares).