Uema promove Aula Inaugural do Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas

Por em 12 de agosto de 2014

A coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, do Centro de Ciências Tecnológica (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite de ontem (11), no auditório do CCT, Campus Paulo VI, a Aula Inaugural da 4ª turma, ministrada pelo professor Luís Carlos Costa Fonseca, diretor do Curso de Engenharia da Computação da Uema. Na oportunidade, foram entregues os diplomas de oito alunos da primeira turma do Programa, ano 2011.2

Participaram da solenidade o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; a coordenadora de Pós-Graduação da Uema, Cristiane Miranda; o diretor do CCT, Jorge Passinho; o coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas, Henrique Mariano, além de alunos, professores e convidados.

Segundo o diretor do CCT, Jorge Passinho, “o Centro tem uma imensa satisfação em recebê-los. Temos lutado para conseguir essas conquistas, e espero que vocês abracem a oportunidade que surge para novos conhecimentos. Espero também que o curso renda bons resultados, sejam bem-vindos, estamos aqui à disposição de todos”.

O professor Gustavo Pereira da Costa cumprimentou a todos e saudou os alunos. “Esse curso tem um alcance muito grande, que é atingir aqueles que buscam mais conhecimentos. Essa iniciativa do CCT honra muito a Uema, que trilha em uma direção de mais qualificação profissional, fornecendo um retorno para a sociedade. Espero que esse Mestrado possa, ao final, contribuir e contemplar as expectativas de cada um, nessa profícua jornada que se inicia hoje”, destacou o vice-reitor.

“Para os que concluíram o curso, recebam meus cumprimentos pelo esforço, pois sabemos que muitas renúncias são feitas durante esse processo, espero que essa conquista tenha sido uma experiência com grande êxito para todos”, finalizou.

O palestrante Luís Carlos Costa, abordou a temática “Modelos de Recuperação de Informações”, na qual apresentou conceitos básicos da área e alguns modelos de Recuperação de Informação.

O Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas foi pensado e estruturado com o objetivo de qualificar profissionais que tenham como diferencial a promoção da excelência na gestão de empresas e em Tecnologia da Informação (TI) e Computação Aplicada.

A nova turma é composta por 15 alunos, que desenvolverão estudos, ao longo de 24 meses.