Uema realiza Acolhimento Acadêmico aos novos alunos

Por em 12 de agosto de 2014

Na manhã desta terça-feira (12), a Universidade Estadual do Maranhão recepcionou os estudantes do segundo semestre de 2014, durante o Acolhimento Acadêmico, que contou com a presença de professores, pró-reitores e alunos, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

Participaram da solenidade, o vice-reitor Gustavo Pereira Costa; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’ana; e a coordenadora de Assistência ao Estudante, Cíntia Regina Nunes Reis.

A pró-reitora de Extensão, Vânia Lourdes Martins, saudou os alunos ingressantes com palavras de entusiasmo e boas-vindas. “Nós estamos muito felizes com a chegada de vocês. Felizes por vocês terem escolhido a nossa universidade, que tem se consolidado do ponto de vista acadêmico, principalmente. Temos trabalhado para isso, e recebê-los é um prazer imenso, considerando que sem vocês não existe universidade. Estamos a serviço de vocês, e cada chegada é uma alegria imensa a todos nós”, pontuou.

Na oportunidade, a pró-reitora de Graduação Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha falou sobre as competências da PROG, que coordena, supervisiona e avalia as atividades relativas ao ensino de graduação. “Sejam muito bem-vindos, e façam cursos muito bem preparados para a vida acadêmica de vocês. A realização do curso dependerá muito da motivação de vocês, estudantes. Realizem o curso de vocês, não sejam alunos apenas de sala de aula, participem das monitorias, e das demais atividades da universidade”, destacou.

De acordo com o vice-reitor Gustavo Pereira Costa, o Acolhimento Acadêmico busca mais que recepcionar, acarinhar os alunos ingressos. “Chegar à universidade é a realização de um sonho que não é só de cada um de vocês, mas é de suas famílias, de seus amigos e das pessoas mais próximas. É uma experiência única na vida de qualquer um que tenha essa oportunidade. Não existe termo melhor para traduzir esse instante que vocês estão presenciando pela primeira vez. Acolher tem quase que um sentido maternal, de acarinhar, receber bem, dar boas vindas, com um sentimento de fraternidade”.

Durante o Acolhimento, os alunos receberam um kit acadêmico, com instruções e orientações sobre a Universidade, tais como serviços, localização dos prédios, entre outros. Pela manhã, foi realizada, ainda, uma apresentação teatral pelo Grupo Agir. Em seguida, um café da manhã foi servido a todos.