Uema participa da abertura da SNCT 2014

Por em 14 de outubro de 2014

Teve início no fim da tarde de ontem (13), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a V Mostra Científica do Maranhão, que acontece até o dia 18 de outubro, no estacionamento do Shopping São Luís –  Jaracati.

A secretária-chefe da Casa Civil, Ana Graziella Neiva Costa, representando a governadora Roseana Sarney; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Costa e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra; abriram oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Maranhão.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Osvaldo Saavedra; do reitor em exercício da Ufma, Antonio José Oliveira; do pró-reitor de Ensino do Ifma, José de Ribamar Araújo; da secretária adjunta da Cultura, Laura Amélia Damous; da secretária municipal, Tati Lima, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; do diretor regional do Senai – MA, Marco Antônio Moura da Silva; da  superintendente do Sebrae, Simone Macieira; além de outras autoridades, representantes de empresas e convidados.

O tema deste ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A programação acontece também paralelamente em 18 cidades do interior maranhense.

Na oportunidade, o professor José Augusto ressaltou a importância do evento para a divulgação da ciência no Maranhão.  Sobre as expectativas para Semana, o reitor destacou os resultados benéficos para a sociedade como um todo. “Uma semana como esta, certamente, nos dá mostras e evidências do quanto o Governo do Estado, as instituições universitárias e as diferentes organizações que atuam no Estado, podem contribuir, por meio da ciência e da tecnologia na construção da cidadania”.

A secretária-chefe da Casa Civil, Ana Graziella Neiva Costa, destacou que “o Governo do Estado sente-se orgulhoso em realizar um evento dessa natureza e, ainda mais, trazendo um tema tão importante para a sociedade atual como a sustentabilidade, visando o desenvolvimento social. Nós esperamos que o público venha prestigiar essa iniciativa, que acontece também em outras capitais do Brasil”.

Para o secretário José Costa, a SNCT, tem o objetivo de popularizar o interesse das pessoas pelo estudo da ciência. “Este ano queremos superar os números dos anos anteriores e, para isso, o governo não mediu esforços. A governadora Roseana Sarney continua interessada em ver o sucesso deste trabalho com a juventude inserida no projeto de ciência e tecnologia que temos para o Maranhão”, completou.

São sessenta stands espalhados em uma área de 4 mil metros quadrados, formando a Cidade da Ciência. De acordo com Rosane Guerra, a expectativa é que a edição deste ano supere a do ano passado em termos de público. Ela salientou que isto já está acontecendo em relação ao número de trabalhos inscritos, os quais somam 800. “O Maranhão ocupa um lugar de destaque no ranking de projetos inscritos e pretendemos avançar ainda mais”, disse Rosane Guerra.

Mais uma vez, a Uema leva à SNCT uma mostra de suas atividades, programas de extensão e pesquisas, além da presença do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e do Núcleo Geoambiental (Nugeo). Também haverá a participação de professores pesquisadores que ministrarão palestras durante as atividades.

A programação inclui sessões de planetários, jogos virtuais, palestras, minicursos, oficinas, apresentação de pôsteres e exposição de projetos inovadores. A solenidade de abertura reuniu também reitores, pró-reitores, professores, pesquisadores, secretários de Estado e estudantes. A promoção é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e pela Fapema.

Ano passado, mais de 36 mil pessoas visitaram a Cidade da Ciência, espaço onde acontecem as atividades e onde estão montados estandes dos parceiros. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o País.