Abertura do IV Encontro Estadual de Filosofia

Por em 17 de novembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realizou na noite de ontem (17), a abertura do IV Encontro Estadual de Filosofia, na área de vivência do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), no Campus Universitário Paulo VI.

Estiveram presentes na solenidade de abertura a diretora do Cecen, Andrea de Araújo, representando o reitor, José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Curso de Filosofia à distância, Leila Amum; o chefe do departamento de Educação e Filosofia (Defil), William de Jesus Costa e o palestrante da noite, Joaquim Rosa, professor da Universidade Católica de Lisboa.

O objetivo da quarta edição do Encontro é promover a pesquisa acadêmica no campo da Filosofia, a fim de ampliar no Maranhão debates e reflexões que contemplem a problemática abordada, isto é, em que níveis a educação e as práticas pedagógicas estão contribuindo para a formação integral do homem, sendo a educação o trampolim, o despertar da consciência crítica como construção de laços éticos de compromisso com seus pares e a natureza.

Na oportunidade, a diretora do Curso de Filosofia à distância, Leila Amum destacou, “iniciamos o nosso IV Encontro com muita satisfação, espero que esses dias em que vamos conviver contribuam para o desenvolvimento de uma ação docente cada vez melhor. Aqui, não será solicitado apenas o intelecto, mas a interação de todos os sentidos”.

A diretora do Cecen, Andrea de Araújo disse: “É uma grande satisfação participar desse Encontro e compartilhar esse momento, com a troca de saberes e experiências. Desejo a todos muito sucesso e um excelente evento”.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor da Universidade Católica de Lisboa, Joaquim Rosa, intitulada “A função Teológica da Educação”.

Com o tema “A condição teológica da Educação: uma perspectiva filosófica”, o evento acontecerá até a próxima quinta-feira (20), na área de vivência do Cecen, com a realização de palestras, comunicações orais e minicursos.

O encontro foi pensado inicialmente para graduandos, mas todo profissional de Filosofia e inclusive a comunidade poderá participar, pois as questões que serão debatidas são assuntos latentes ao cotidiano do indivíduo.