CCT realiza Semana de Engenharia da Computação

Por em 17 de novembro de 2014

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a sexta edição da Semana Acadêmica de Engenharia da Computação (SAEC), promovida pelo Curso de Engenharia da Computação (EngComp), do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). O evento tem como tema “A computação na sociedade”.

Fizeram parte da mesa de honra os pró-reitores de Administração, Walter Canalles, representando o reitor José Augusto Oliveira; e de Graduação, Maria Auxiliadora; os diretores dos cursos de Engenharia da Computação, Luís Carlos Fonseca; de Pós-Graduação em Engenhatria de Sistemas, Henrique Mariana Amaral; e do Centro de Ciências Tecnológicas, Jorge de Jesus Passinho; bem como os deputados federais eleitos, Junior Marreca e Eliziane Gama.

A solenidade contou também com a presença de um dos idealizadores do Curso de Engenharia da Computação da Uema, professor Edson Nascimento, e de representantes de entidades parceiras, como o professor coordenador do Curso de Sistemas da Informação, Sérgio Martin, do UniCeuma.

O professor Walter Canalles agradeceu a presença de todos e falou do crescimento da Uema e das atividades realizadas pelos Centros de Estudos Superiores, implantados em diversos municípios do estado, assim como do Programa Darcy Ribeiro e do UemaNet, que desenvolve um grande projeto no campo da Educação a Distância, no ensino superior e por meio de cursos técnicos.

O deputado eleito Junior Marreca parabenizou a iniciativa da universidade e colocou-se à disposição da instituição para atuar no que diz respeito a educação, não apenas na área tecnológica, mas de modo geral. Já a deputada Eliziane Gama, que atua na área de Direitos Humanos a Assembleia Legislativa do Maranhão, enfatizou a importância da prevenção e do combate às práticas criminosas no uso dos recursos tecnológicos. “Esse é um momento importante desta universidade para o debate dos problemas sociais. A internet é um instrumento fundamental para a atualidade, que infelizmente tem sido usada para crimes cibernéticos. Precisamos encontrar mecanismos para cessar essas práticas”.

O evento tem o  objetivo de reunir professores, pesquisadores, profissionais e estudantes da área, a fim de detectar afinidades e expandir projetos de pesquisa, vislumbrando a submissão conjunta na inovação tecnológica. Visa promover uma ampla discussão científica que permita às comunidades acadêmica, empresarial e social, a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, além de debater o potencial tecnológico no Maranhão.

A coordenadora do evento, Áurea Celeste Ribeiro, destacou que o evento representa um marco, e, certamente contribuirá na aplicação de projetos e somará nos esforços dos alunos para um melhor aprendizado. Já o diretor de Engenharia da computação, Luís Carlos Fonseca, disse estar feliz pelas parcerias que estão sendo firmadas. Ele também comentou sobre os resultados esperados. “Até o final pretendemos enriquecer esse debate entre alunos e professores, sobre quais aspectos da tecnologia serão usados a fim de colaborar com a comunidade. Nós acreditamos fortemente que a Uema tem muito a contribuir neste assunto”, finalizou.

Após a abertura, o professor Edson Nascimento deu seguimento às atividades da Semana com a palestra "Big Data – Desafios atuais decorrentes do comportamento emergente em sistemas multi-agentes".

A SAEC acontece de 17 a 21 de novembro, com palestras, oficinas e minicursos. A programação completa encontra-se em http://www.saec.uema.br/