Pesquisadores visitam acervo de insetos do Cesc


Por em 19 de abril de 2012



Um grupo de oito pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Paraná (UFPR), estão visitando a Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA), situada no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a fauna local.

Por conta da vasta biodiversidade da região e da extensa faixa territorial, pesquisadores do CESC não medem esforços para identificar espécies no leste maranhense. Montaram, há mais de 10 anos, um acervo para apresentar espécies novas e expandir o estudo dos animais, mais especificamente dos insetos, hoje chamado de Coleção Zoológica. Além de construir o conhecimento, o acervo também pretende expandi-lo á comunidade.

De acordo com o professor doutor Francisco Limeira de Oliveira, diretor da CZMA, “não há nenhuma informação acerca do tema disponível na internet, estamos trabalhando também no intuito de fornecer tais informações à sociedade”.

Dessa forma, a visita de pesquisadores, cujos trabalhos estão voltados ao estudo de moscas, abelhas, marimbondos, borboletas, cigarrinhas e percevejos, é uma oportunidade de ampliar a articulação e propiciar a integração da Universidade com especialistas de alta qualificação no país. “Será uma mobilização notável que irá contribuir significativamente para a visibilidade da CZMA e desta Universidade”, afirmou Francisco Limeira.

Outro aspecto destacado pelos pesquisadores visitantes é o grande potencial dos estudantes da Uema. Nos últimos anos, vários alunos foram aprovados em Programas de Pós-Graduação em outras IES e poderão contribuir para a tarefa de conhecer a biodiversidade no Maranhão. “Mas, para tanto, o estado precisa criar uma política de absorção desses recursos humanos, antes que instituições de outros estados ou mesmo estrangeiras os absorvam”, complementou o professor.

A Uema tem se empenhado na consolidação da infraestrutura da CZMA, equipando-a com o que existe de mais moderno em termos de microscópios e, nos últimos meses, trabalhando em projetos arquitetônicos no sentido de ampliar e modernizar o espaço físico destinado a acomodar um acervo que cresceu consideravelmente nos últimos dez anos.

A coleção, que recebe auxílio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão (Fapema), vem trabalhando no sentido de contratar especialistas em informatização e digitalização do acervo da CZMA, o que dará maior visibilidade ao acervo, tornando-o disponível em tempo real para a comunidade científica nacional e mesmo internacional.

Estão presentes na oportunidade, os professores Dsc. Olaf Mielke (Universidade Federal do Paraná/UFPR), Msc. Josenir Câmara (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA), Dra. Mirna Casagrande (UFPR), Dsc. Daniela Takiya (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), Dsc. José Albertino Rafael (INPA), Msc Alexandre Somavilla (INPA), Dsc. Márcio Oliveira (INPA), Dsc. Francisco Limeira (Uema) e Dr. Rodrney Cavichioli (UFPR).

Dr. Olaf Mielke (UFP/R), Msc Josenir Câmara (INPA/UEMA), Dra. Mirna Casagrande (UFPR), Dsc. Daniela Takiya (UFRJ), Dsc. José Albertino Rafael (INPA), Msc. Alexandre Somavilla (INPA), Dsc. Márcio Oliveira (INPA), Dsc. Francisco Limeira (UEMA) e Dsc. Rodrney Cavichioli (UFPR).



Últimas Postagens