Reitor da Uema reúne-se com superintendente da Codevasf

Por em 26 de março de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira recebeu, no gabinete da reitoria, na última sexta-feira (22), o superintendente da 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Batista Martins e assessores.

Conforme explicou o professor José Augusto, o encontro teve como principal objetivo discutir a possibilidade de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, levando em consideração suas potencialidades.

Estiveram presentes a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Uema, Francisca Neide Costa, o gerente do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Uema, Jucivan Ribeiro Lopes e a professora Sandra Oliveira Sá, também do Nugeo.

Na oportunidade, o superintendente da Codevasf fez um breve relato sobre a área de atuação da empresa no Maranhão, dos trabalhos já iniciados e do grande interesse em estabelecer uma parceria técnico-científica com a Uema.

“Com seis meses de presença no Maranhão, a 8ª Superintendência da Codevasf já desponta com uma soma de recursos considerados, a serem aplicados no nosso Estado. Esse fato irá demandar, em curto, médio e longo, prazos, uma gama de profissionais qualificados para atuar nesses projetos”, afirmou João Martins.

A formalização de parceria entre a Codevasf e a Uema deve ocorrer em curto prazo, uma vez que as instituições demonstraram grande interesse nesse sentido, uma série de trabalhos, todos de grande relevância na promoção do desenvolvimento regional.

Hoje, a Codevasf, atua em três bacias hidrográficas do Maranhão: Parnaíba, Itapecuru e Mearim, totalizando uma área de 218.725 km2, representando 66% da área total do Estado, onde reside uma população de 3.418.428 habitantes, ou seja, mais da metade da população maranhense.

Ao final, foi agendada uma reunião de trabalho para o mês de abril, onde a Uema e a Codevasf  apresentarão suas potencialidades, com vistas ao desenvolvimento do Maranhão.