Primeiro Recital de Piano da Uema encanta público

Por em 8 de julho de 2013

Aconteceu na última sexta-feira (5), no auditório do Curso de Ciências Biológicas, o 1º Recital de Piano, promovido pelo Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O Recital foi um marco das atividades do Curso, que expressou o desejo de propagar a função social da música através, principalmente, do piano, o mais novo instrumento adquirido pela Universidade.

Estiveram presentes o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, a diretora do Curso de Música, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, pró-reitores, docentes, discentes e músicos maranhenses.

Para o reitor, o Curso de Música vem ganhando notoriedade tanto na a instituição quanto na a sociedade maranhense. “Nós já damos evidência da importância e do que o Curso é capaz de realizar. Com isso, entendemos que não há como distanciar a ciência da música e da arte, para que a Uema possa ser uma instituição plural em prol da sociedade e do desenvolvimento do Estado”, declarou o professor José Augusto.

De acordo com Maria Gorreti, o Recital também é uma forma de incentivar os alunos, chamando atenção para a formação social da música.  “Existe uma lei federal que torna obrigatório o conteúdo musical nos currículos da educação básica. Por isso, é importante ter a formação profissional”, explicou a professora.

As apresentações da noite ficaram sob a coordenação do professor Christoph Küstner, que deu início com “Rapsódia em Sol menor”, de Johannes Brahms. Muitos clássicos foram interpretados por músicos em diferentes instrumentos, dentre eles, trompa, trompete, flauta, baixo acústico, pandeiro, violão, etc, todos acompanhados pelo piano.

O professor Christoph explicou essa parceria. “Nosso repertório vai da música clássica, música moderna, até um pouco da música popular maranhense. O Curso de Música da Uema busca manter e fortalecer o contato com outras instituições, como escolas de música, a Ufma, e com músicos maranhenses.” E completou: “Esta noite estamos comemorando a aquisição do novo instrumento do Curso de Música, e mostrá-lo para o mundo acadêmico e musical de São Luís é um estimulo para o gosto musical”, enfatizou Christoph.

Precisão, firmeza e sintonia musical estiveram presentes em cada apresentação. A música, presente em seus vários estilos, encantaram os ouvintes que, despertaram ainda mais o gosto pela singularidade da música clássica. Como é o caso do acadêmico do 3º período do Curso de História, Agostinho Oliveira. “Esse momento é único e a música tem um papel fundamental no desenvolvimento, tanto a nível intelectual, quanto a nível social. Ela tem uma enorme capacidade de aproximar as pessoas. Assim, acho muito importante que a Universidade tenha essa visão de investir e estimular os estudantes para mais recitais como esse”, enfatizou o estudante.

O Curso de Música da Uema é pioneiro na formação de educador musical para atender as demandas educativas que envolvem a música na educação básica. Tendo início no segundo semestre de 2005, o Curso teve sua primeira turma formada em 2011 e, atualmente, está com quatro turmas em funcionamento.