Data de realização do PAES 2014 é modificada

Por em 6 de agosto de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professor José Augusto Silva Oliveira, reuniu-se, na manhã de hoje (6), com o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, na sede da SEDUC, para a análise da proposta de novas datas de aplicação das provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2014).

A reunião contou com a presença da pró-reitora de Graduação da UEMA, professora Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, e da secretária Adjunta de Ensino, professora Leuzinete Pereira.

A modificação nas datas de realização do PAES é uma resposta à solicitação feita pelo Governo do Estado, por meio da SEDUC, à UEMA, tendo em vista proporcionar a participação dos estudantes da rede pública estadual, que representam a maioria dos candidatos inscritos no processo seletivo, já que os mesmos passaram, recentemente, por uma paralisação nas atividades escolares, devido à greve dos professores.

A reunião acordou as novas datas de realização do PAES 2014, sendo 3 de novembro (primeira etapa) e 1º de dezembro de 2013 (segunda etapa). O secretário agradeceu a prontidão da UEMA em avaliar o pedido e trazer uma resposta satisfatória às demandas da sociedade. “Nós fomos alertados por alunos e professores que seria interessante adiarmos as datas e a UEMA fez o possível, adiou por 30 dias, o que é bom e já nos atende. Com isso, podemos responder à sociedade que nos solicitou”, afirmou Pedro Fernandes.

O professor José Augusto ressaltou que a medida foi realizada, a fim de não prejudicar o êxito dos estudantes maranhenses da rede pública no vestibular da UEMA. “Reafirmamos o nosso compromisso com a busca de alternativas e soluções para o grande desafio da expansão com qualidade da educação superior em nosso Estado. O ajustamento do calendário do PAES 2014 foi um excelente trabalho realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROG)”.

A pró-reitora Maria Auxiliadora explicou as mudanças propostas para o PAES 2014 com relação às edições anteriores. Segundo ela, a escolha da data inicial foi feita devido a realização da reopção de cursos oferecida aos candidatos – proposta inovadora presente no edital nº 066/2013 – PROG/UEMA, que será efetuada após as matrículas dos ingressantes.

A nova proposta contempla a solicitação da Secretaria de Estado da Educação, contribuindo para a participação mais qualificada dos estudantes da rede pública Estadual do Maranhão.