II Workshop Rebax apresenta resultado de pesquisas

Por em 26 de novembro de 2013

Na manhã desta terça-feira (26), pesquisadores, estudantes e autoridades participaram da solenidade de abertura do II Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax), no Rio Poty Hotel. O encontro busca compartilhar e integrar os resultados obtidos pela Rebax, visando o fortalecimento da rede por meio do intercâmbio de conhecimento.

Entre as autoridades, estiveram presentes o reitor José Augusto Oliveira; a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; a coordenadora da Rebax, Zafira da Silva Almeida; a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa Araújo; o representante do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Davi Prazeres; e o vice-coordenador da Rebax, Raimundo Inácio de Araújo.

"A Universidade sente-se orgulhosa em ser parceira de tão importante Rede de Pesquisa que propicia a formação de recursos humanos e a produção e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de uma região com características tão peculiares como é a Baixada Maranhense. Parabéns aos professores-pesquisadores e aos alunos jovens cientistas que vem trabalhando, pela via do conhecimento, para o bem estar de tantos em vários municípios daquela região. Agradecimentos à Fapema pelo apoio financeiro e logístico aos projetos do Rebax", disse o reitor José Augusto.

A professora Zafira Almeida apontou o trabalho da coordenação, que, segundo colocou, tem se destacado ao longo desses dois anos de trabalho. “Nós conseguimos alcançar, senão todos os objetivos, a maioria deles”.

Ainda durante a solenidade de abertura, a presidente da Fapema, Rosane Guerra, relembrou a origem da Rebax, caracterizando-a como uma rede de pesquisa inovadora. “É muito prazeroso ver que os esforços da Fundação estão sendo compensados. Todo o sucesso da Fapema se deve, também, aos nossos cientistas. Por isso, fortalecemos a ideia do poder transformador que a pesquisa tem para o nosso estado. Nós precisamos cobrar ações e contribuir para o conhecimento”, ressaltou.

A Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (Rebax) é composta por pesquisadores pertencentes ao quadro de professores das Universidades Estadual e Federal do Maranhão, responsáveis, atualmente, pelo desenvolvimento de doze projetos de pesquisa que buscam contribuir com o desenvolvimento sustentável regional e estadual.

Ao longo do dia, 12 pesquisadores coordenadores de projetos em andamento apresentam os resultados de suas pesquisas. No dia 30, acontecerá a Segunda etapa do evento, na Fazenda Escola da Uema em São Bento.