CCT inaugura novo laboratório para prática de topografia

Por em 16 de abril de 2014

Nesta quarta-feira (16), o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), inaugurou o Laboratório de Topografia. O local possui sala de aula e espaço equipado com computadores, níveis a laser, receptor de GPS geodésico e robótica, para a capacitação de alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Pesca, Arquitetura e Agronomia.

De acordo com o professor Jorge Passinho, diretor do CCT, este é o 10° laboratório do Centro, que contribuirá com o desenvolvimento da pesquisa e da extensão dos cursos: “Nosso desafio principal é fazer com que a graduação cresça em relação à produção científica, indo além do ensino. Nosso novo laboratório se equipara aos existentes nas grandes universidades, temos a estrutura e tecnologia necessárias à expansão dessa área”, afirma.

O trabalho de montagem do local durou cerca de três meses, prezando pela modernidade dos equipamentos e conseqüente avanço na qualidade das aulas práticas. “Hoje em dia não temos mais a topografia tradicional. Na prática, em qualquer canteiro de obras, utiliza-se uma estação completa, um prisma, por isso precisamos nos adequar”, explica o professor Demerval Ramos, coordenador do laboratório. “Nossos alunos receberão treinamento sólido antes de irem a campo, terão a oportunidade de aplicar conceitos ainda em sala de aula”, acrescenta.

Para o reitor José Augusto Silva Oliveira, o novo laboratório é mais uma forma de melhorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação: “O novo Laboratório de Topografia, na verdade, é um instrumento que vai contribuir significativamente para a aprendizagem prática dos alunos que dele fizerem uso. O CCT está de parabéns, é uma aquisição de grande valor pedagógico”, disse o reitor.

Na ocasião também estiveram presentes o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Administração, Walter Canales; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; o chefe de gabinete da Reitoria, Raimundo Rocha, além de professores do CCT.