Palestra sobre Importância da diversidade microbiana na qualidade dos Agroecossistemas e nos serviços Ecossistêmicos

Por em 21 de julho de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Pós-Graduação Agroecologia, promoverá, na próxima quinta-feira (24), às 9h, no auditório da UemaNet, uma palestra sobre “A importância da diversidade microbiana na qualidade dos agroecossistemas e nos serviços ecossistêmicos”, a ser ministrada pela pesquisadora visitante do Netherlands Institute of Ecology da Academia Royal de Ciências da Holanda, Eiko E. Kuramae.

A pesquisadora faz parte do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia do Programa Ciências sem Fronteiras da Capes. Ela está realizando visita técnica e pesquisa conjunta no projeto intitulado “Impactos do uso do solo e da palmeira babaçu na composição e funcionamento das comunidades microbianas e na qualidade do solo no Estado do Maranhão, periferia leste da Amazônia”.

Durante a visita, prestará assistência quanto a métodos moleculares de estudo das comunidades microbianas, de diferentes formas de uso do solo no Maranhão, comparando florestas maduras, capoeiras e sistemas agroflorestais, além de um foco especial nas comunidades de microrganismos adjacentes a palmeira babaçu, por meio de um experimento de campo em Pirapemas junto a Cooperativa Terra e Vida.

“Essa colaboração técnica permitirá a mobilidade de alunos e professores da Uema para o Instituto Holandês, através de bolsas de doutorado sanduíche”, declarou o coordenador do Grupo de Pesquisa do Programa de Agroecologia da Uema (Agroeco), Christoph Gehring. A visita se estenderá até 15 de agosto.

Sobre Eiko E. Kuramae

Pesquisadora sênior do Departamento de Ecologia Microbiana, com experiência em ecologia e genômica ambiental, metagenômica, ecologia microbiana do solo, biologia molecular, patologia de plantas, interação planta-microrganismos e bioinformática.