Programação do XXIX Enecs movimenta o Campus Paulo VI

Por em 1 de agosto de 2014

Debates e intensa movimentação marcam o quinto dia do XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (Enecs), que acontece no Campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Na manhã de ontem (31), as discussões foram sobre movimentos sociais; mobilizações estudantis na América Latina; combate às opressões e Ciências Sociais no Ensino Médio.

À noite, a programação contou com uma mesa redonda, cujo tema foi “Ensino de Sociologia: reformas, experiências e desafios”, com os professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Uema, José Antônio de Carvalho e José Domingos Cantanhede.

O Enecs é um evento que proporciona a interação e discussão sobre assuntos relevantes para a formação cidadã e profissional do estudante de Ciências Sociais, além de ser uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimentos. Nesta edição, o Encontro traz o tema “O desenrolar do capitalismo na periferia: desenvolvimento, opressão e mobilizações”. Participam das atividades 385 estudantes de 20 delegações, vindas de universidades como UFG, UFPA, UFRJ, UFU e Unifap.

Sobre as atividades, a estudante do 6º período do Curso de Ciências Sociais da Uema, Juliana Chaves, afirma que a participação está sendo intensa e que a colaboração de todos é muito importante para realização da atual edição, ela também destaca qual o assunto mais debatido nos grupos.

“O tema ‘Ciências Sociais no Ensino Médio’ tem sido o mais discutido, aparece em todas apresentações de trabalhos e discussões nas plenárias, mas o que a gente discute também é a competência das pessoas que lecionam no Ensino Médio, a maioria não é formada em Sociologia”, esclarece.

A programação do XXIX Enecs segue até o próximo domingo (3), com mesas redondas, oficinas e grupos de discussões.  Além disso, há apresentações culturais diversas todos os dias, após a finalização dos trabalhos. Os anfitriões aproveitam a oportunidade para mostrar um pouco do reggae e do Tambor de Crioula.