Professores e alunos da Uema realizam visita técnica ao Vale do São Francisco

Por em 19 de agosto de 2014

Os professores do Curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Francisco Nobrega dos Santos e Evandro Ferreira das Chagas, com um grupo de 40 pessoas, entre docentes e alunos, realizaram, no período de 11 a 15 deste mês, visita técnica ao Centro de Pesquisa Agropecuário do Trópico Semi-Árido (CPATSA/Embrapa), no Vale do São Francisco.

A visita faz parte da estrutura curricular dos alunos de Engenharia Agronômica, realizadas anualmente, com apoio da Uema, por meio do CCA, em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) e o Instituto do Agronegócio (INAGRO).

No CPATSA são geradas tecnologias que possibilitam ao produtor conviver com a seca. Elas têm beneficiado pequenos, médios e grandes produtores.

Para o professor Nobrega Santos “A aprendizagem não se restringe apenas ao conhecimento técnico, mas, também, a uma nova visão social, antropológica, política, econômica e ambiental, que ajudará os futuros profissionais a definir melhores políticas públicas para o soerguimento do setor primário, além do incentivo ao empreendedorismo”, disse ele.

Já o professor Evandro Chagas explicou que conferir o resultado da utilização das tecnologias do CPATSA é uma oportunidade única para os alunos. “Eles puderam ver in loco, como a região do semi-árido foi transformada em polo de produção e exportação de frutas e hortaliças”, declara.