Solenidade de abertura do I Seminário de Segurança Pública

Por em 19 de agosto de 2014

Na tarde de ontem (18), ocorreu a solenidade de abertura do I Seminário de Segurança Pública no auditório do Convento das Mercês-Praia Grande, com o tema “Universidade e Políticas de Segurança Pública”.

Participaram da cerimônia a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Vânia Lourdes Martins Ferreira, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), José Antônio Carvalho; a diretora do Curso de Formação de Oficiais (CFO), Vera Lúcia Bezerra Santos; o Cel. Gonçalo Alves de Sousa, representando o comandante geral da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”, Carlos Augusto Furtado Moreira; o subcomandante da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”, Ten.Cel. Raimundo Salgado Freire Júnior; além de cadetes e inscritos no evento.

O coronel Gonçalo Alves, em sua fala, considerou a realização do seminário uma grande oportunidade para obter mais conhecimento, além de um privilégio de, junto com a universidade, garantir um espaço de discussão com os alunos sobre os rumos da segurança pública.

Ele considerou também que por muito tempo a segurança pública esteve desvinculada da ciência, a ideia era que a responsabilidade da segurança estivesse apenas relacionada às forças policiais. Porém, a atual conjuntura mostra que envolver a ciência pode ajudar significativamente na tomada de melhores decisões.

“Durante estes dias, teremos momentos com pessoas balizadas nas questões de segurança pública e poderemos discutir caminhos para melhorias significativas dos problemas que enfrentamos atualmente”, disse o coronel.

Já para o diretor do CCSA, as discussões serão bastante relevantes. “Nós do CCSA tratamos esta questão de acordo com as vertentes antropológica e sociológica, dentre outras; e o intercâmbio de conhecimentos que acontecerá aqui irá agregar em vários aspectos no desenvolvimento de políticas de segurança”, ressaltou José Antônio.

Na ocasião, a professora Vera Lúcia falou do empenho da universidade e da academia para organização do evento. “A realização deste seminário só foi possível graças ao esforço conjunto da Uema e da Academia de Polícia. O objetivo principal, na verdade, é a valorização dos alunos do CFO. O curso completou 21 anos em 2014 e o evento vem marcar este momento único.”

Encerrando a solenidade, a pró-reitora Vânia Lourdes falou da parceria de sucesso entre a Uema e a Polícia Militar para formação de cadetes. Ela enfatizou que o evento é um marco na construção de dias melhores para a sociedade como um todo.

“Estamos vivendo momentos graves relacionados à segurança pública em nosso país, então falar sobre políticas de segurança é fundamental. Os temas que serão abordados aqui estão bem conexos e, com certeza, renderão boas propostas”, disse a pró-reitora.

Após a solenidade, ocorreu a palestra sobre “O Desafio da Metodologia Estatístico-Informacional na Promoção do Direito à Vida: A gestão do policiamento preventivo para redução de homicídios na região metropolitana da Grande São Luís-Maranhão”, ministrada pelo palestrante, egresso do CFO, professor Antônio Roberto Santos Júnior.