Uema participa de abertura da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão

Por em 19 de agosto de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou, na manhã desta terça-feira (19), da abertura da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão, realizada no auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A Feira, que acontece até o dia 21, busca criar oportunidades para que alunos do ensino médio, de cursos técnicos, universitários e recém-formados se aproximem de maneira qualificada do mercado de trabalho.

Durante a solenidade de abertura, em que a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha representou o reitor José Augusto Silva Oliveira, estiveram presentes o secretário de Ciência e Tecnologia, Joé Ferreira Costa; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Luís Cosmo da Silva; o secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado; o secretário adjunto da Sectec e coordenador geral da Feira, Fernando Lima; o reitor em exercício do Ifma, Carlos César Teixeira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufma, Fernando Carvalho; a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra; o presidente da Fiema, Edilson Baldês; e o diretor regional do Senac, José Airton Lopes.

A pró-reitora Maria Auxiliadora, avalia a II Feira de Estágio e Emprego como uma oportunidade positiva que beneficia tanto estudantes como empregadores. “É uma oportunidade que os estudantes têm de estabelecer um diálogo mais próximo com as empresas que permitirão essa inserção no mercado de trabalho. É a oportunidade que tem de unir a teoria à prática e de conhecer melhor as possibilidades de uma melhor inserção na sua vida profissional”, frisou.

A Uema participa da Feira com dois stands, que expõem os trabalhos relacionados aos cursos ofertados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) e os cursos em nível de graduação, além da realização de palestras, como explica a  coordenadora da Rede e-Tec/Brasil pelo UemaNet, Eliza Flora.

“Fazer parte da II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão é de grande relevância para a nossa universidade, sobretudo porque estamos numa etapa de implantação de expansão, e os nossos alunos já participam da Feira desde o ano passado. Temos uma programação que envolve palestras, oficinas e minicursos; então, pra nós, é de fundamental importância, tanto para a universidade quanto para os alunos. Além disso, temos parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia através do Programa Maranhão Profissional, onde já encaminhamos mais de 600 alunos para estágio, e alguns já estão empregados. Temos, também, parceria com outras instituições e empresas, como a Secretaria de Turismo e a Fundação da Memória Republicana, e esses estágios ofertados são de grande relevância para os alunos que estão se profissionalizando”, pontuou.

Segundo o coordenador geral do evento, a Feira conta com mais de 20 mil inscritos em São Luís, além da transmissão via videoconferência pela Univima. “Essa Feira nasce da necessidade de colocar a população em contato com as empresas. Hoje os cursos oferecidos por nossas instituições de ensino estão muito focadas no mercado de trabalho, e o Programa Maranhão Profissional tem a finalidade de sintonizar o mercado de trabalho com as instituições de ensino e pesquisa dentro do nosso estado para que a gente possa ofertar uma mão de obra qualificada e dentro da efetiva necessidade do mercado”, apontou.

A II Feira de Estágio e Emprego do Maranhão acontece até o dia 21 e oferece ao público capacitação em diversas áreas profissionais, por meio de palestras e oficinas, envolvendo desde temas básicos – como elaboração de currículo e comportamento em entrevistas de emprego – há assuntos mais específicos, como gestão, tecnologia e empreendedorismo.

Durante o evento, serão apresentados aos jovens maranhenses, as ferramentas e os serviços disponíveis para auxiliá-los na qualificação profissional e encaminhamento a empresas, como o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Estágio Viva Primeiro Emprego. Os interessados podem conferir a programação no link: http://feiraestagioemprego.ma.gov.br