Graduandos de Engenharia Mecânica apresentam trabalhos no CONEM 2014 em Uberlândia-MG

Por em 25 de agosto de 2014

Aconteceu, no período de 10 a 15 de Agosto, a VIII Edição do Conem – Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, que é um evento realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada dois anos. A última edição foi realizada em São Luís, tendo a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) como uma das instituições organizadoras.

Este ano, o Conem aconteceu em Uberlândia-MG, caracterizando a primeira vez que o congresso é realizado fora das regiões norte e nordeste, assim assumindo sua abrangência enquanto evento nacional. Os anais do evento contam com a participação de seis graduandos do Curso de Engenharia Mecânica da Uema, que apresentaram quatro artigos nas áreas de Combustão, Mecatrônica e Fabricação de Materiais.

Depoimentos

O aluno Daniel Luna, sob a orientação do professor Denner Guilhon, apresentou uma sonda robótica para análise de solos a ser utilizada em aplicações agrícolas. Nas palavras do acadêmico, “O evento propôs uma nova visão em termos de modelagem de ROVERS (Veículos para exploração não tripulado – Plataformas robóticas), além de sistemas georeferenciados, os quais são tecnologias necessárias ao mapeamento da fertilidade dos solos. Atualmente a Engenharia Mecânica proporciona uma interdisciplinaridade incomum no cenário atual, somando conhecimentos para o sucesso do projeto, principalmente onde uma simples decisão resulta em um custo de parafernália considerável, devido a cadeia de sistemas necessários para o funcionamento do robô”, comentou Daniel.

“O Conem foi uma excelente oportunidade para debater ideias e apresentar os trabalhos desenvolvidos em nossa instituição. A interação com colegas e profissionais com segmento de pesquisa foi importante para realizar um upgrade nos temas mais recentes. Além disso, a participação em congresso constitui uma forma de atender as exigências do MEC como requisito indispensável para a conclusão do curso”, explicou o formando João Wilker Lima, que exibiu os resultados experimentais do estudo da emissão de fuligem usando a técnica da combustão pulsante, orientado pelo professor Fernando Lima e com o apoio do aluno Antônio Marcos Silva.

Já os estudantes Luana Pacheco e Henry Palhano apresentaram o estudo das características de uma liga metálica de Chumbo com Antimônio, com a orientação do professor Jean Robert. Segundo Henry Palhano, “foi uma privilegio e um grande prazer participar e contribuir com o evento. A qualidade do encontro, introduzindo sessões que estimulam o interesse por novas tecnologias, aliados ao nível científico das interações entre os congressistas foram excepcionais. Agradecemos à Uema pela oportunidade concedida e a todos os professores e amigos que apoiaram o nosso trabalho”.

Os alunos Luan Coelho e Patrícia Macedo, em colaboração com o professor Tiago Baldez do IFMA, exibiram os resultados dos experimentos da usinagem do aço 1045 a seco e com óleo lubrificante. Para Luan, “poder participar ativamente de um evento como esse é sem dúvida um fator importantíssimo para a carreira e desenvolvimento pessoal de cada um. Entender outros tipos e níveis de trabalho, conhecer alunos e professores de várias instituições e o desenvolvimento de vínculos de trabalho e amizade tornam evidente a necessidade de continuar essa iniciativa, engrandecendo a nossa própria Universidade quanto o nossa pesquisa individual”, declarou.