Encerramento da VI Semana de Música da Uema

Por em 29 de agosto de 2014

Nessa quinta-feira  (28), foi o último dia da programação da VI Semana de Música, evento promovido pela Universidade Estadual do Maranhão(Uema). Durante 3 dias, aconteceram várias palestras, comunicações de trabalhos, projetos, sessões de vídeos, roda de conversa, minicursos, workshops e apresentações musicais para os 117 inscritos no evento.

Um dos destaques foi a roda de conversa sobre o tema “Música e Criança: entre experiências e aprendizagens”, com a participação do educador musical, compositor e musicólogo, Carlos Kater, da Universidade de São Paulo (USP); do produtor musical e diretor pedagógico do Instituto Ágape, Silas Duarte; do presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís e conselheiro Estadual de Educação do Maranhão, Roberto Mauro Gurgel Rocha; do representante do secretário de Educação do Município e da Escola Lilah Lisboa, João Pedro Borges; da conselheira estadual de Educação do Maranhão, Maria Vitória B.B Silva; e da superintendente de Educação infantil da Semed, Josie Descovi.

De acordo com a diretora do Curso de Música da Uema, Maria Gorete Cavalcanti de Carvalho, o balanço da semana foi que houve uma mobilização da comunidade como um todo, com a presença de músicos, pedagogos, secretárias de educação, conselheiros de educação, dentre outros. “As secretarias esclareceram sobre os dispositivos legais da educação musical infantil na escola e a universidade mostrou as possibilidades de melhoria na formação dos profissionais que vão trabalhar nessas escolas. Os momentos foram ricos porque houve diálogo. Falamos, aqui, sobre deficiências e propostas de avanços no segmento da educação, em especial, educação musical infantil”, enfatizou a professora.

Durante o evento, o professor convidado, Carlos Kater , ministrou a Oficina “Formação Musical Inventiva”, na qual falou sobre os elementos musicais, dos jogos, atividades lúdicas, expressivas e criativas que possibilitam ao educador entrar em contato com a própria musicalidade e que podem ser trabalhados para desenvolvimento dos alunos.

“O objetivo da oficina foi mostrar que a educação musical não é apenas a alfabetização das crianças, ensinar a tocar um instrumento ou a cantar, mas também a possibilidade de desenvolver a musicalidade por outros meios e como isso pode ajudar no processo de aprendizagem”, disse o professor.

Em relação à Semana, Carlos kater considerou um evento de grande importância. “É uma grande oportunidade porque reúne pessoas que trabalham com música voltada para a educação, dessa maneira, conhecimentos e experiências podem ser trocados, e isso pode ser refletido nas salas de aula e no dia a dia, beneficiando crianças e adultos”, declarou ele.

Para a estudante do 3º período do Curso de Música, Karla Silva, o evento foi proveitoso. “A gente aprendeu como lidar com criança em sala de aula, utilizando atividades lúdicas que trabalham a percepção musical, ritmo, harmonia para desenvolvimento da criatividade infantil”, afirmou a estudante.

Outro destaque foi o “Workshop sobre Improvisação”, ministrado pelo maestro americano Jim Howard III. Ele também regeu o Concerto de encerramento “Infinity Jazz Band”, no auditório da Escola de Música Lilah Lisboa.

Sobre as apresentações musicais, o professor do Curso de Música da Uema, Christoph Küstner, destacou o talento dos músicos, elogiou o desenvolvimento do Curso de Música, bem como a parceria com a escola de música. “As apresentações musicais foram brilhantes, estamos muito contentes por realizar a Semana de Música pela sexta vez. Também é muito bom ter como parceira a Escola de Música Lilah Lisboa, que cedeu salas para realização das atividades durante o evento. Nossa alegria é completa porque houve uma reunião de forças para que a Semana esteja acontecendo, inclusive com presença de músicos de fora ”, disse ele.