Uema encerra a III Jornada de Ciência Sociais

Por em 29 de agosto de 2014

Na tarde de ontem (28), foi realizado o encerramento da III Jornada de Ciência Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O evento aconteceu no Convento das Mercês – Centro Histórico e contou com a participação de estudantes, professores e convidados.

A conferência de encerramento intitulada “Conflito religioso e democracia no Brasil contemporâneo: negras heranças” foi proferida pelo professor Vagner Gonçalves, da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o conferencista, o objetivo era tentar entender alguns desdobramentos entre religião e espaços públicos. Relações que são consequências da religiosidade afro-brasileira e da cultura nacional.

Durante a tarde, a professora Renata Gonçalves, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizou um debate sobre as ciências sociais e a obra “A mulher na sociedade de classes”, de Heleieth Saffioti. A mesa foi coordenada pela professora Zulene Muniz, da Uema.

Heleieth Saffioti foi uma pioneira das ciências sociais a se debruçar no estudo da condição feminina no Brasil e na América Latina. “Foi uma autora extremamente polêmica dentro do feminismo e do marxismo, inaugurando o debate dos movimentos sociais, atrelado à luta do combate a violência contra a mulher”, destacou a professora Renata.

A III Jornada teve como tema “Democracia, Desenvolvimento e Conflitos Sociais”, e contou com a realização de conferências, mesas redondas, sessões de vídeos, colóquios, minicursos e lançamento de livros.

O evento teve o objetivo de fomentar um amplo debate, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, acerca de conceitos centrais como “democracia” e “desenvolvimento” que inspiram e norteiam as políticas governamentais e os investimentos econômicos nas últimas décadas no país, propondo a criação de um espaço público de socialização de experiências e de pensamentos que analisam as formas atuais de mobilização política.