O Maranhão sediará pela primeira vez o XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura


Por em 1 de setembro de 2014



A Coordenação Regional no Maranhão da Sociedade Brasileira de Fruticultura – SBF, coordenada pelo professor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Hamilton Jesus Santos Almeida, foi eleita por votação, para sediar pela primeira vez, em São Luís/MA, em 2016, o XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura.

O XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura terá como tema central, “Fruteiras Nativas e Sustentabilidade”, e será realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MA), da SAGRIMA, dos Bancos, do Brasil, da Amazônia e do Nordeste, da FAPEMA, do CNPq, da VALE, da Caixa Econômica, das Secretarias de Governo do Estado do Maranhão e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) é um evento técnico-científico, realizado a cada dois anos, e desde a sua primeira edição reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários, empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas no setor do agronegócio frutas, que vem se transformando em uma das principais fontes de renda do país.

Durante o evento, serão divulgados e discutidos temas relevantes para a fruticultura brasileira, especialmente para o Maranhão, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação, pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas e privadas.

Serão realizadas mesas redondas, conferências com pesquisadores nacionais e internacionais, minicursos, palestras, caravana de produtores, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos.

Na oportunidade, será entregue o Prêmio Jovem Científico em Fruticultura, a ser concedido ao melhor trabalho de iniciação científica e às melhores teses de mestrado e doutorado, desenvolvidas na área de fruticultura nos últimos cinco anos. Tal premiação tem por objetivo incentivar jovens pesquisadores, além de destacar a importância deste evento como fórum de formação, discussão e divulgação de tecnologias para fortalecer a fruticultura do Maranhão e do país.

 



Últimas Postagens