Uema participa da XI Semana do Peixe no Estado do Maranhão

Por em 2 de setembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão participou da solenidade de abertura da XI Semana do Peixe do Maranhão, na sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura, que está sendo comemorada em todo o Brasil. A campanha foi criada para popularizar e estimular o consumo e a produção de pescado (aquicultura e pesca) no País.

Estiveram presentes, o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura Allison Penha; o secretário de Estado para Pesca e Aquicultura do Maranhão, Dayvson Franklin; a secretária de Pesca e Agricultura de Paço do Lumiar, Rosany Aranha; o coordenador de Pesca de São Jose de Ribamar, Izac Haroldo; o professor Thales Andrade, do Curso de Engenharia de Pesca; presidentes de colônias de pescadores, alunos da disciplina de carcinicultura do Curso de Engenharia de Pesca e demais convidados.

Na oportunidade, o professor Thales Andrade destacou que Uema tem colaborado em projetos de grande porte do Governo Federal e Estadual, que visam o desenvolvimento sustentável para pesca e aquicultura no estado, além de um número de projetos de extensão e pesquisa que envolvem diretamente comunidades pesqueiras/aquícolas, professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. “Especificamente a Engenheira de Pesca, apesar de recente, está envolvida em uma significante parte desses projetos. Vale salientar que temos estudantes colaborando com convênios sendo executados em diferentes instituições (SFPA, SEPAQ, LAQUA.MA-MPA), e em estágios no setor privado”.

O docente acrescentou, ainda, que o evento marca uma oportunidade para entender as reais demandas do setor, além de conhecer os setores que fazem governança aquícola e pesqueira no Maranhão.

O secretário Dayvson Franklin e o superintendente, Allison Penha, falaram sobre a importância da popularização do consumo de pescado no Maranhão, e comentaram as grandes conquistas alcançadas em poucos anos de gestão (distribuição de ração, acesso às escavadeiras e construção de fábrica de rações, dentre outros). Ambos aproveitaram para reafirmar as ações de parceria com a Uema e com as secretarias municipais do Estado, bem como a relevância dessas parcerias para o avanço do setor.

A palestra de abertura: “Importância do Consumo de Produtos de Pesca e Aquicultura no Estado do Maranhão” foi apresentada por Wagner Roberto Pereira Abreu, aluno Curso de Engenharia de Pesca, que é orientado pelo professor Thales Andrade e conveniado pela Uema/CIEE/SFPA.

Os Autores apresentaram informações que evidenciam a demanda maranhense por proteína de animais aquáticos e as recomendações da parceria técnica entre a FAO e Organização Mundial de Saúde para o aumento no consumo do pescado.

Na sequência, foram destacados os caminhos de sustentabilidade na produção de pescado já realizados e/ou em implementação no Maranhão e no Brasil. Os autores finalizaram com a apresentação da programação durante os quinze dias da XI Semana do Peixe.