Uema apresenta cursos técnicos para novos polos

Por em 12 de setembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), apresentou, na manhã desta sexta-feira (12), os cursos técnicos para os novos polos, que ofertarão os mesmos. Os novos polos são: Anajatuba, Cajapió, Viana, Godofredo Viana, Carutapera, Morros e Santo Antonio dos Lopes.

Na oportunidade, os representantes conheceram mais sobre o PACEP 2014 (edital será lançado provavelmente neste mês); informações gerais dos cursos técnicos; infraestrutura dos polos; o que é e como funciona o e-Tec; e I Workshop das Profissões dos Cursos Técnicos.

Serão ofertados 8 cursos, distribuídos em 22 polos, totalizando 2.700 vagas. Os cursos são: Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Redes de Computadores, Serviços Públicos, Segurança do Trabalho e o mais novo curso ofertado pela Uema, o de Mineração. Todos com duração média de 2 anos.

Para o prefeito de Viana, Francisco Gomes, a parceria Uema e Prefeitura é muito importante para o desenvolvimento do Estado. “É fato que há uma carência muito grande de técnicos, desde o serviço público a outras atividades. Por isso, os municípios ficam com uma economia estagnada, não avançam por falta de profissionais qualificados. Então, essa oportunidade que a Uema está dando é importantíssima para o desenvolvimento dos municípios inseridos nessa oferta”, disse ele.

Opinião compartilhada pela Secretaria Municipal de Godofredo Viana, Vitória Raquel. O polo é um dos que receberá o novo curso ofertado pela Universidade, o de Mineração: “temos um grande potencial na área de Mineração. Esse setor, na nossa região, emprega mais de 3 mil pessoas e, por falta de mão de obra qualificada, boa parte dessas pessoas vem de outras localidades. Então, essa parceria com a Uema, por meio do UemaNet, potencializará o trabalho, valorizando as pessoas da região, o empreendimento local e dinamizando a economia do município. Dessa forma, evitamos a fuga dos nossos talentos. A Uema vem fortalecer, dá uma qualidade e uma dinâmica diferente para a educação de Godofredo Viana”, disse.

A coordenadora adjunta do e-Tec/Uema, Eliza Flora Muniz, aproveitou a oportunidade para destacar a oportunidade dada à população maranhense. “Somente duas universidades públicas do país ofertam cursos técnicos, a Uema e a Unibans. E esses cursos são de grande importância para o Estado, pois a Universidade dá oportunidade para aquelas pessoas que não tinham perspectivas de obter qualificação. Hoje, a maioria dos nossos alunos já está no mercado de trabalho, já passou em concursos públicos. É grande a quantidade de empresas que nos procura para indicá-los. Daqui eles saem aptos e qualificados para atuarem na área escolhida por cada um”, afirmou a coordenadora.

O Edital para início das inscrições dos cursos técnicos será lançado neste mês de setembro. Nos 7 novos polos serão ofertados os seguintes cursos: Informática e Serviços Públicos (Anajatuba); Informática e Serviços Públicos (Cajapió); Informática e Serviços Públicos (Viana); Mineração, Informática e Segurança do Trabalho (Godofredo Viana); Informática, Controle Ambiental (Carutapera); Guia de Turismo e Informática (Morros); Informática  e Segurança do Trabalho (Santo Antonio dos Lopes).