Uema realiza encerramento da III Semana de Ciências Agrárias

Por em 28 de setembro de 2014

Aconteceu na noite da última sexta-feira (26), no auditório do Curso de Biologia – Campus Paulo VI, o encerramento da III Semana Acadêmica de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Fizeram parte da mesa o pró-reitor de Administração, Walter Canales, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; o presidente da Comissão Organizadora do evento, professor Cláudio Belmino; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Ricardo de Macêdo Chaves; o professor Osvaldo Rodrigues Serra, representando o diretor do Curso de Zootecnia, José dos Santos Pinheiro; o diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Ícaro Gomes Antônio.

Além dos os coordenadores dos diretórios acadêmicos dos Cursos de Zootecnia, o aluno Ney Manoel Gomes; de Engenharia de Pesca, o aluno José Mauro Sousa; de Medicina Veterinária, o aluno Deglan Dourado e do Curso de Agronomia, o aluno Takech Froés.

Os diretores de cursos exaltaram a participação dos alunos nos trabalhos da Semana, que possibilitou a troca de conhecimentos, e, também, dos monitores que fizeram parte da comissão organizadora. “Para quem organiza um evento deste porte, a grande satisfação é a do dever cumprido. Tenho certeza de que os alunos que participaram das atividades irão sair daqui com uma grande carga de experiência. Todos contribuíram para que este evento se tornasse um sucesso”, ressaltou a professora Francisca Neide Costa.

O pró-reitor de Administração, Walter Canales destacou, “é uma grande satisfação participar desse momento. O rumo que o evento tomou foi o correto, estão todos de parabéns pela realização da III Semana de Ciências Agrárias, vamos continuar e realizar a 4ª edição melhor ainda”.

A noite de encerramento da Semana das Agrárias também contou com a festa de premiações dos trabalhos apresentados. Foram três dias de atividades, com a participação de mais de 500 inscritos. “O evento foi muito importante para toda a universidade, trazendo pesquisadores de várias áreas das Ciências Agrárias. Destaco a boa organização do evento e das disposições das palestras, oficinas e minicursos, que abordaram temas atuais para os participantes”, pontuou o professor Cláudio Belmino.

Na oportunidade, foi realizada também, uma menção honrosa em forma de agradecimento aos cursos de Agronomia e Engenharia de Pesca, que se destacaram pelo envio de resumos expandidos para exposição de pôsteres e participação efetiva no evento.

Nesta terceira edição, a Semana trouxe como tema ‘Potencialidades Agropecuárias no Maranhão’ que, conforme explicou a professora Francisca Neide, “nos fez refletir sobre tudo aquilo que o nosso estado nos proporciona e que nós, enquanto pesquisadores, temos o desafio e a responsabilidade de produzir conhecimentos e colocá-los à disposição do setor produtivo desse estado.”